Versão Preliminar do Plano Operacional Municipal já foi elaborada

20.09.2006

A versão preliminar do Plano Operacional Municipal (POM) do concelho foi recentemente elaborada.
Desta forma, deu-se cumprimento ao disposto no ponto 3.5.4., da Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2006, de 26 de Maio de 2006, sendo objectivo deste documento a concretização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI).
O POM resume os procedimentos relativos às acções de vigilância, detecção, fiscalização, 1.ª intervenção e combate a incêndios florestais, e será revisto anualmente, servindo como referência à actuação do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC).
Também com o objectivo de contribuir para a defesa da floresta, a Câmara Municipal beneficiou, este ano, cerca de 30 kms de caminhos, considerados como essenciais e estrategicamente localizados para um rápido e eficaz combate a eventuais incêndios. Estes acessos situam-se nas freguesias de Monte Redondo, Maxial, Matacães, Turcifal e São Pedro e Santiago, tendo o município como meta requalificar, em 2007, pelo menos, mais 20 Kms de caminhos florestais.
De referir, ainda, que foram construídos, este ano, oito novos marcos de incêndio, situados, igualmente, em locais estratégicos do concelho, nas freguesias de A-dos-Cunhados, Maceira, Ramalhal, Outeiro da Cabeça, Carvoeira, Dois Portos e Maxial, os quais facilitam o abastecimento de água às viaturas dos Bombeiros.
Publicado: 22.04.2013 - 18:11 horas