Torres Vedras

Deficiência

Conteúdos desta página

  1. Inquérito
  2. Balcão da Inclusão
  3. Deficiência Visual
  4. Escola Inclusiva
  5. Conversas Revelando a (D)Eficiência
  6. Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos

Inquérito

Inquérito concelhio à deficiência e incapacidade na população adulta

Este inquérito foi promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com instituições locais, tendo como objetivo conhecer a situação social e de saúde das pessoas com deficiência no Concelho.

O inquérito dirigiu-se a pessoas com deficiência, de ambos os sexos, de todas as idades, e que residissem em domicílio particular (não em instituição) no concelho de Torres Vedras.

Pretendeu-se conhecer as situações de pessoas com deficiência, quer esta tenha sido causada por uma perda ou por uma anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo (incluindo psicológicas). Colocou-se assim especial ênfase no conhecimento das situações de deficiência que, em conjugação com os fatores do meio, possam limitar ou dificultar a atividade e a participação da pessoa em condições de igualdade com as demais.

A participação no inquérito, que decorreu entre 6 de janeiro e 15 de março de 2020, foi voluntária, anónima e confidencial. 


Balcão da Inclusão

O Balcão da Inclusão tem como objetivos atender os cidadãos com deficiências ou incapacidade e respetivas famílias, prestar-lhes informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes, proceder ao seu correto encaminhamento e desenvolver uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas, que poderão responder de forma mais eficaz às suas questões. 

Os cidadãos e suas famílias poderão marcar atendimento presencialmente, por telefone ou e-mail.

De referir que desde 2019 o Balcão de Inclusão do Município passou a integrar a Rede de Balcões da Inclusão, na sequência de um protocolo de cooperação assinado com o Instituto Nacional para a Reabilitação.


Contactos

Divisão de desenvolvimento Social
Área da Governança, Saúde e Intervenção Social
Câmara Municipal de Torres Vedras
Sandra Colaço
Telefone: 261 320 771
E-mailsandracolaco@cm-tvedras.pt


Deficiência Visual

O Município de Torres Vedras, através da implementação do seu Plano de Desenvolvimento em Saúde (PDS), desenvolve intervenções na área da deficiência, no que se refere à deficiência visual. Neste sentido, foi estabelecida uma parceria com o Prof. Fernando Martins, da Escola Secundária Henriques Nogueira, para conhecermos a população portadora de deficiência visual grave (>30%) no concelho de Torres Vedras, quais os seus problemas e necessidades e assim definir uma atuação estratégica e planeada.

Foi elaborado o diagnóstico e o plano de ação com o qual se pretende conhecer e melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas portadoras de deficiência visual no concelho de Torres Vedras, aumentando a sua inclusão social e promovendo o empowerment desta população-alvo numa procura ativa de soluções para os seus problemas e necessidades.

No plano encontram-se explanadas um conjunto de ações concertadas dirigidas à população portadora de deficiência em geral e aos portadores de deficiência visual em particular, com o primórdio de contribuir para um aumento da qualidade de vida e do bem-estar de todos.



Poema(rio)

A compilação áudio-fotográfica Poema(rio) partiu da ideia de que em cada um de nós habita um poema. Os munícipes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual (GADV) foram desafiados a escolher um poema para ser gravado em áudio e desafiados a identificar um local do concelho de Torres Vedras, onde o poema selecionado possa relacionar-se sob a égide das relações de espaço-tempo-emoção-memória.

Traduzindo-se numa produção intimista, esta obra resulta da recolha fotográfica e de registos de áudios captados em entrevistas com os elementos do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

Poderá descarregar o Poema(rio) em formato pdf ou epub.


Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social – Área de Atividade Física e Saúde
Câmara Municipal de Torres Vedras
Sandra Colaço
Telefone: 261 320 771
E-mailsandracolaco@cm-tvedras.pt

Professor Fernando Martins
E-mailprof_fernando@hotmail.com


Escola Inclusiva

“Escola Inclusiva” tem por objetivo efetuar um diagnóstico das situações de crianças portadoras de deficiência que ainda não integraram o sistema de ensino obrigatório. Tem por objetivo conhecer a realidade concelhia no que respeita a estas crianças, retratando as suas necessidades e permitindo a preparação para a sua inserção no sistema de ensino obrigatório.

Realizado anualmente, o diagnóstico da “Escola Inclusiva” caracteriza os domínios nos quais a criança apresenta limitações.

No que diz respeito aos recursos que se encontram atualmente ao dispor das crianças, e recursos necessários aquando da integração no estabelecimento de ensino obrigatório, ao nível do acompanhamento, são contemplados os sociais, educacionais e de saúde/terapêuticos; ao nível das Tecnologias de Apoio, os cuidados pessoais e de higiene, a mobilidade, as adaptações para mobiliário e espaço físico, a reeducação, a comunicação / informação / sinalização, e recreação. Foi ainda contemplada a questão das acessibilidades.


Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social
Câmara Municipal de Torres Vedras
Silvia Silva
Telefone: 261 320 771
E-mailsilviasilva@cm-tvedras.pt


Conversas Revelando a (D)Eficiência

Destinatários: Entidades de Ensino do Concelho de Torres Vedras
Parcerias: Câmara Municipal de Torres Vedras e APECI

Este projeto está integrado no Plano de Desenvolvimento em Saúde (PDS), com o objetivo de promover as pessoas portadoras de deficiência, sensibilizar a população jovem para a problemática da deficiência e desmistificar os preconceitos associados à mesma.

Estas conversas têm a duração de duas horas e são constituídas pela apresentação de um pequeno filme, comentado por técnicos da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras (APECI), pela apresentação sobre a “autorrepresentação” e partilha de três experiências de vida de jovens portadores de deficiência, seguido de debate. As conversas decorrem no espaço escolar e as ações são desenvolvidas na Escola Secundária de Madeira Torres, Agupamento de Escolas de Freiria e Agrupamento de Escolas do Maxial.


Contactos

Divisão de Desenvolvimento Social – Área de Atividade Física e Saúde
Câmara Municipal de Torres Vedras
Sandra Colaço
Telefone: 261 320 771
E-mailsandracolaco@cm-tvedras.pt

APECI de Torres Vedras
Margarida Velasco
Telefone:  261 335 700


Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos

A ANACED (Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência) criou um Diretório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito de Lisboa.

Este documento, que visa uma maior participação de pessoas com necessidades especiais nas atividades culturais promovidas pelos diversos espaços culturais, contou com o Município de Torres Vedras como parceiro.


voltar ao topo ↑