Agenda
Cosmos
Concerto Temporada Darcos
Até 25 de maio 2013
Evento já ocorrido
A convite do Ensemble Darcos, os videastas da HOW, Rui Gato, Margarida Gato, Ricardo Viana e David Negrão, criaram um tríptico de vídeo, com reatividade, sobre uma das mais célebres e fundamentais obras do século XX, o Quarteto para o Fim dos Tempos, do compositor francês O. Messiaen.
Esta obra, composta durante o ano de 1941 num campo de prisioneiros alemão, em plena segunda guerra mundial, foi estreada também no mesmo campo, e traduz a profunda e amorosa relação do compositor para com a doutrina e fé cristã. A obra foi escrita para os instrumentistas existentes naquela altura no campo, violino, violoncelo, clarinete e piano, e cristaliza uma música de grande força, por vezes trágica, mas sobretudo amorosa e doce, sempre homenageando a figura central de Jesus. Assim, neste concerto teremos a oportunidade de ver a espetacular criação dos videastas da HOW, que com a mais recente tecnologia de imagem ilustraram poeticamente toda a emoção e profundidade da obra de Messiaen. Poderemos ainda escutar um pequeno Te Deum, de M. A. Charpentier, obra do período barroco, com a especial intervenção da Classe de Conjunto da Escola de Música Luís A. Maldonado Rodrigues, e o Quinteto para o Infinito, de N. Côrte-Real, obra em cinco pequenos andamentos inspirados pela poesia de Pascoaes, e em tributo à genial composição do compositor francês.
Sem dúvida um concerto obrigatório para ouvir e ver!
Programa
N. Côrte-Real (1971-)
Quinteto para o Infinito (op. 34)
para clarinete, violino, viola, violoncelo e piano
M. A. Charpentier (1643-1706)
Te Deum, em ré maior
para conjunto instrumental
I. Preludio - Rondo
-pausa-
O. Messiaen (1908-1992)
Quarteto para o Fim dos Tempos
para clarinete, violino, violoncelo e piano
II. Liturgia de cristal
III. Vocalizo, para o Anjo que anuncia o fim dos tempos
IV. Abismo dos pássaros
V. Intermédio
VI. Louvor à Eternidade de Jesus
VII. Dança do furor para os sete trompetes
VIII. Festa do arco-íris, para o Anjo que anuncia o fim dos tempos
IX. Louvor à Imortalidade de Jesus
ENSEMBLE DARCOS
Fausto Corneo, clarinete
Gaël Rassaert, violino
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo
Helder Marques, piano
Bilhetes à venda nas Lojas Fnac
TEMPORADA DARCOS 13 tem como Hotel Oficial: ÔHotels e Resorts
Preço: 5
A Temporada Darcos 2014 apresenta mais uma série de concertos sinfónicos e de câmara, que nesta sétima edição exaltam a relação privilegiada entre a música e a palavra. A palavra como catalisador da música, e a música como inspiração à palavra, são aqui apresentadas como dois gestos incontornáveis, duas realidades numa só, cuja íntima relação produziu durante toda a história universal inúmeros exemplos artísticos de grande literatura e de grande música. De destacar, na Temporada Darcos 2014, o concerto de abertura, onde se poderá escutar algumas das mais deliciosas e sublimes árias de ópera de Mozart, interpretadas por um dos maiores barítonos portugueses da atualidade, Luís Rodrigues, e pela Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direção de Nuno Côrte-Real. Em maio, poder-se-á escutar a estreia absoluta, encomenda da Temporada Darcos 2014, de uma peça para quarteto com piano, de José Eduardo Rocha, um compositor rebelde e lírico, possuidor de uma imaginação prodigiosa. Destaca-se ainda, o concerto de Páscoa, onde será interpretada uma obra mestra do repertório religioso, As 7 últimas palavras de Cristo redentor na cruz, de J. Haydn, com a participação especial do artista e encenador, João Garcia Miguel, e o concerto de verão, sob o olhar paternal de C. Monteverdi, cujo Lamento D’Ariana será interpretado pelo soprano Elsa Cortez, numa leitura moderna de N. Côrte-Real. Por último, uma menção especial ao concerto de Outono, onde serão interpretadas algumas das mais célebres páginas de música para quarteto de cordas, fazendo a ponte entre a música e o mundo pictórico de uma exposição de pintura, a ser inaugurada naquela altura na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras.
Temporada Darcos 014 tem como Hotel Oficial Hotel Golf Mar