PLAYday proporcionou manhã de brincadeira no Parque do Choupal

09.10.2019

Fotografia do PLAYday em que se vê crianças a brincar

Uma manhã de brincadeira ao ar livre foi a proposta do PLAYday, a atividade que levou 125 crianças até ao Parque do Choupal, em Torres Vedras, no passado sábado.

Durante a atividade, os mais pequenos exploraram várias brincadeiras e jogos, desde correr, saltar ou desenhar com giz, sempre ao sabor da imaginação. Já as cerca de 80 famílias presentes puderam juntar-se à brincadeira e, assim, recordar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças.

A iniciativa, promovida pela Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, com apoio do Município de Torres Vedras, teve como objetivo divulgar, junto das famílias, o programa “Brincar de Rua”. Este programa permite que as crianças voltem a brincar na rua, de forma não estruturada e em segurança, através da criação de Grupos Comunitários do Brincar. Cada grupo é constituído por um número máximo de 15 crianças, com idades entre os 4 e os 12 anos, que são monitorizadas por pelo menos dois voluntários devidamente formados e certificados pelo projeto, responsáveis por garantir a segurança do grupo e gerir todo o processo enquanto as crianças brincam.

Em Torres Vedras, existe já dois Grupos Comunitários do Brincar, que se reúnem uma vez por semana, durante duas horas.

O PLAYday integrou o “Olá setembro! Um regresso à escola para todos”, um programa que conta com iniciativas e atividades para toda a comunidade educativa, dinamizado pelo quarto ano consecutivo pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 09.10.2019 - 11:55 horas