Componente de Apoio à Família

A Componente de Apoio à Família (CAF) é uma resposta social às crianças e às famílias, prevista nas disposições legais em vigor que regulamentam as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para o 1º ciclo do ensino básico, que reforça a generalização do conceito de Escola a Tempo Inteiro.

“Quando as necessidades das famílias o justifiquem, pode ser oferecida uma Componente de Apoio à Família no 1º ciclo do ensino básico, a assegurar por entidades, como associações de pais, autarquias ou instituições particulares de solidariedade social que promovam este tipo de resposta social, mediante acordo com os agrupamentos de escolas.”

“A Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do ensino básico destina-se a assegurar o acompanhamento dos alunos antes e/ou depois das atividades curriculares e de enriquecimento, e ou durante os períodos de interrupção das atividades letivas.”

Neste contexto, no concelho de Torres Vedras, a CAF é assegurada por algumas juntas de freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social durante o período letivo de acordo com as necessidades das famílias, identificadas no início de cada ano letivo.

Durante as pausas letivas do Natal, da Páscoa e do verão (mês de julho) a Câmara Municipal de Torres Vedras dinamiza também programas de férias. Para mais informação consulte o Tempo de Férias.