Agenda
Lanzarote a Janela de Saramago, de João Francisco Vilhena
Exposição de Fotografia
Até 3 de janeiro 2015
Evento já ocorrido
Esta atividade integra o(s) programa Este Natal compre no comércio tradicional
“Lanzarote a janela de Saramago” de João Francisco Vilhena
Uma ilha, mesmo não sendo deserta, é um bom sítio para falar, é como se estivesse a dizer-nos: Não há mais nada no mundo, aproveitem antes que este resto se acabe.
Dentro da cratera esfarrapada de El Cuervo, sem darmos por isso, muitas coisas tornam-se insignificantes. Um vulcão apagado, silencioso, é uma lição de filosofia. José Saramago
“Lanzarote a janela de Saramago” é um diário/caderno de notas sobre o olhar sensorial e apaixonado do escritor, visto e filtrado pelo olhar de um fotógrafo que em 1998 esteve em Lanzarote para o retratar, e que 15 anos depois regressa para capturar novas imagens e sentir o que aquela terra, no meio do oceano, representou para o único prémio Nobel de Literatura da língua portuguesa.
“Lanzarote a janela de Saramago”, é uma exposição/instalação visual e sonora, composta por fotografias a preto e branco e sépia interagindo com frases de José Saramago. A exposição conta ainda com uma instalação sonora em que ouvimos a voz de José Saramago, integrada numa partitura musical criada para a exposição pelos Cindy Kat.
João Francisco Vilhena nasceu em Lisboa, em 1965.
Trabalhou como fotojornalista e colaborou com diversos jornais e revistas, em Portugal e no estrangeiro, tais como Ler, Elle, Máxima, Marie Claire, Oceanos, Visão, Grande Reportagem, Colóquio-Letras, Der Spiegel, o suplemento cultural DNA e Le Monde. Foi editor fotográfico do semanário O Independente e do semanário Sol, bem como director de arte da Tabacaria – revista literária da Casa Fernando Pessoa.
Expõe regularmente desde 1997 em Portugal e no estrangeiro. Assinou vários livros em coautoria.
Atividade Gratuita