Agenda
Laboratório de mediação leitora: Um testo para uma panela; um livro para um leitor
Até 9 de março 2021
|
18h00 às 20h00
Evento já ocorrido
Destinatários: Professores, educadores e adultos mediadores
Esta atividade integra o(s) programa Plano Local de Leitura 2020-27
A Biblioteca Municipal de Torres Vedras irá dinamizar a formação "Laboratório de mediação leitora: Um testo para uma panela; um livro para um leitor" que decorrerá nos dias 9, 16 e 23 de março, através da plataforma online Zoom.
Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças e adolescentes é a sugestão de leituras. Não há regras nem modelos mas há estratégias que ajudam a transformar o processo numa experiência enriquecedora.
Este laboratório desenrola-se em dois momentos que podem ser autónomos. Um deles consiste numa oficina de formação única em que se propõem reflexões e estratégias de conhecimento do público infantojuvenil na sua diversidade e individualidade. O outro propõe a consultoria individual aos mediadores.
A bipartição do Laboratório de Mediação Leitora tem como principal objetivo desenvolver um diálogo de proximidade que permita aos mediadores adquirirem e aplicarem ferramentas simples e adequadas aos seus filhos ou educandos, designadamente no que concerne a sugestão de leituras.
Objetivos principais
- Promover o conhecimento do leitor
- Adequar leituras e estratégias ao leitor concreto
- Divulgar livros e leituras
Programa
- Como se determina o perfil leitor: contexto, experiência, modelo, competência, motivação.;
- Leitor vivo, adormecido, intermitente, não leitor;
- Preconceitos: género, ilustração, número de páginas e tamanho da letra;
- Mediador: a urgência da exposição, como falar sobre livro e leitura;
- A prática da leitura em continuidade, experimentar e persistir;
- Livros: dos recursos seguros às surpresas desconcertantes, uma panóplia sem fim.
Biografia da formadora
Andreia Brites é mediadora de leitura desde 2004. Orienta sessões de promoção do livro e da leitura com crianças e adolescentes, entre as quais clubes de leitura de média e longa duração. Promove oficinas teórico-práticas com adultos – professores, educadores, famílias e outros mediadores – nas áreas da leitura e da escrita. É formadora certificada. Edita a secção de literatura infantojuvenil da revista digital Blimunda e colabora com o Plano Nacional de Leitura como especialista. Com Mestrado em Teoria da Literatura (2001-2004).
Nota: Ação certificada pelo Centro de Formação de Escola de Torres Vedras e Lourinhã
Info e inscrições: biblioteca@cm-tvedras.pt (até 5 de março)
Atividade Gratuita
Lotação: 15 a 25
Uma das maiores angústias dos mediadores na sua relação individual com crianças e adolescentes é a sugestão de leituras. Não há regras nem modelos mas há estratégias que ajudam a transformar o processo numa experiência enriquecedora.
Este laboratório desenrola-se em dois momentos que podem ser autónomos. Um deles consiste numa oficina de formação única em que se propõem reflexões e estratégias de conhecimento do público infantojuvenil na sua diversidade e individualidade. O outro propõe a consultoria individual aos mediadores.
A bipartição do Laboratório de Mediação Leitora tem como principal objetivo desenvolver um diálogo de proximidade que permita aos mediadores adquirirem e aplicarem ferramentas simples e adequadas aos seus filhos ou educandos, designadamente no que concerne a sugestão de leituras.
Objetivos principais
- Promover o conhecimento do leitor
- Adequar leituras e estratégias ao leitor concreto
- Divulgar livros e leituras
Programa
- Como se determina o perfil leitor: contexto, experiência, modelo, competência, motivação.;
- Leitor vivo, adormecido, intermitente, não leitor;
- Preconceitos: género, ilustração, número de páginas e tamanho da letra;
- Mediador: a urgência da exposição, como falar sobre livro e leitura;
- A prática da leitura em continuidade, experimentar e persistir;
- Livros: dos recursos seguros às surpresas desconcertantes, uma panóplia sem fim.