Torres Vedras

Agenda

Alimentar uma Casa: “Como educar os nossos filhos a preferirem alimentos saudáveis”

Até 29 de outubro | 21h30

Debate/Seminário Conversas com pais 2021

Evento já ocorrido

Local: Auditório do Edifício Paços do Concelho

Alimentar uma casa é algo que se constrói diariamente, com base nas memórias alimentares que temos, na capacidade económica da altura, nas tradições, nas preferências alimentares de cada um e com base na composição do agregado familiar. Esta tarefa não é fácil, mas é fundamental para a base de uma casa mais saudável e sustentável, devendo ser construída em conjunto com todos. Parte da educação dos nossos filhos para uma alimentação mais saudável passa pela oferta alimentar que temos em casa. Se procurarmos ter uma oferta alimentar mais saudável e se com isso procurarmos preparar e confecionar refeições mais equilibradas, envolvendo as crianças nesse processo, teremos uma abordagem mais facilitada para alcançar o objetivo de alimentar uma casa de forma mais saudável.

Esta “conversa” pretenderá assim apresentar os vários conceitos e tentar desconstruí-los através de medidas simples para o dia-a-dia que permitam proporcionar a toda a família uma alimentação mais saudável e sustentável.

Helena Real

  • Nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
  • Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública.
  • Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, na área da Dieta Mediterrânica.
  • Mestre em Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição.
  • Coordenadora Editorial da Acta Portuguesa de Nutrição.
  • Professora Auxiliar Convidada da Licenciatura em Ciências da Nutrição no Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu.
  • Elemento da Unidade de Investigação em Toxicologia – TOXRUN - do Instituto Universitário de Ciências da Saúde – Grupo Cespu.

Oradores: Helena Real, Associação Portuguesa de Nutrição
Moderador: José Carlos Ferreira, engenheiro agrónomo, agricultor biológico e ex-presidente da AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica


Atividade Gratuita


Auditório do Edifício Paços do Concelho

Praça do Município
2560 Torres Vedras

Localização Google Maps


Para este ano propõem-se o desenvolvimento das seguintes atividades a decorrerem durante o mês de outubro, mês da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, com o tema "Ano Internacional das Frutas e Hortícolas".

A escolha deste tema, é justificada pelo facto da Organização das Nações Unidas ter designado 2021 como o Ano Internacional das frutas e hortícolas, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre o importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde e também para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Garantir uma alimentação segura, saudável e sustentável está relacionada com a produção de alimentos que protejam a biodiversidade, com um consumo variado, resgatando alimentos, preparações e hábitos culturais tradicionais. Deve ser acessível e disponível a todos, em quantidade e qualidade, baseada em alimentos produzidos e processados na região.

Assim, as atividades infra, têm o propósito de alertar e consciencializar a opinião dos alunos do 1º Ciclo do nosso Concelho, para questões globais relacionadas com a alimentação segura, saudável e sustentável.

Última atualização: 26.10.2021 - 11:30 horas
voltar ao topo ↑