Torres Vedras

Agenda

As histórias que nasceram dos Bichos do João

Exposição de trabalhos de escrita

Até 30 de janeiro 2022

Exposição Bichos

Evento já ocorrido

Local: Mercado Municipal de Torres Vedras

Somos todos leitores curiosos e caóticos, lemos palavras escritas mas também as entoações de voz que as traduzem, lemos rostos, nuvens, correntes marítimas, ventos, uma obra de arte…

No entanto, é a leitura de uma obra de arte a que caminha sem rede, ausente está de um trabalho assente no ensino aprendizagem ou em métodos sistemáticos que nos propõem grandes historiadores como Michael Baxandall ou Gombrich.

Mesmo assim, observando uma pintura, uma escultura… e embora reconhecendo a frágil capacidade que temos para a sua leitura, porque na grande maioria estamos fora dos circuitos académicos e das teorias críticas, mantemos a vontade de a ler com as nossas ferramentas e vivências, trabalhando sobretudo as emoções que esta nos desperta.

Olhando-a, o nosso imaginário serve como motor desse processo misterioso de reinventar e somos tentados a escrever a sua nova história fazendo jus ao que disse Clarice Lispector “Todo o leitor é um criador” , transformando as imagens em palavras que poderiam voltar a ser novas imagens, num circuito infinito e de vastos campos magnéticos.

Foi neste processo em rede que nasceram os pequenos contos elaborados pelos alunos de 11º ano, da turma B, do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Madeira Torres, resultado de uma visita que fizeram com a sua professora Elsa Andrade à exposição “Bichos” do artista João Vaz de Carvalho, exibida em 2021, na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino.

“BICHOS” é uma exposição de João Vaz de Carvalho, composta por um conjunto de ilustrações, que realizou para cinco diferentes  livros  de poesia para crianças, da autoria de escritores portugueses como Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria,  António Mota e  José Fanha, musicados e cantados por Daniel Completo.

Hora de Dormir | Lucas Rodrigues, Miguel Narciso, Pedro Alves, Roman Daskalyuk
O dragão II (O dragão da Cristina) | Mariana Araújo, Mariana Cipriano, Sofia Ferreira, Sofia Lucas
O Chapéu do Tempo | Maria Eduarda Casimiro, Tomás Peralta
Lá vai a menina Inês | André Rodrigues, Carolina André, Daniela Santos
Dona Urraca e a sua Vaca | Guilherme Águas, José Melícias, Miguel Santos
Sete vidas (As sete vidas e os sete sonhos) | Leonor Martins, Manuel Ourique, Rafaela Tomás
A Lenda de D. Fuas Roupinho | Adriana Santos, Bianca Esteves



João Vaz de Carvalho
Nasceu no Fundão, em 1958. No início dos anos 80 trabalhou na oficina de Vasco Berardo, em Coimbra. Mais tarde, já em Lisboa,  dedicou-se em exclusivo, primeiro à pintura e depois também à ilustração. Desde então  participou em dezenas de exposições, individuais e colectivas, trabalhando com diversas galerias de arte. Simultaneamente, na qualidade de ilustrador, colaborou com muitos títulos da imprensa portuguesa e lustrou dezenas de livros que estão publicados em Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça, Inglaterra, Brasil, China e Coreia do Sul. Participou em inúmeras exposições de referência, em Portugal e no estrangeiro. Realizou projectos em áreas distintas, que vão desde a  cerâmica atá ao desenho de marionetas. O seu trabalho tem conquistado dezenas de  prémios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Portugal; 1º Prémio Tapirulan 2011, Itália; 1º Prémio Caricatura World Press Cartoon 2011, Portugal;  Communication Arts  Award of Excellence 2012, EUA; White Ravens 2013, Alemanha. Grand Prix of The Golden Pen of Belgrade Award, 2013, Sérvia;  3x3 Proshow (vários), EUA; Creative Quarterly (vários), EUA; Hiii Illustration Jury Award 2016, China. Fine Work Prize, JIA-Japan Illustration Award, 2017 Japan. Winner Applied Arts Photography & Illustration 2018, Canada. Honorary Mention Award, GIA-Global Illustration Award, China.

Apoio: Promotorres EM e Mercado Municipal de Torres Vedras


Atividade Gratuita


Última atualização: 16.12.2021 - 14:21 horas
voltar ao topo ↑