Torres Vedras

Agenda

48 anos de cartazes e outras inspirações do 25 de Abril

A colecção do Arquivo Ephemera

Até 14 de maio 2022

Exposição Desenho pertencente ao Arquivo Ephemera, proveniente de doação da Associação 25 de Abril, apresentado num concurso para as crianças por ocasião do XV aniversário do 25 de Abril.

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

"Nos 48 anos de 25 de Abril, a data em que o tempo da democracia ultrapassa o da ditadura, o golpe militar seguido de uma revolução tornou-se um daqueles momentos raros na história em que há um “antes” e um “depois”. Nestes 48 anos, a comemoração da data tornou-se uma festa democrática, que, como é normal numa democracia, é também um momento de avaliar o que se conseguiu e o que se deveria ter conseguido, combinando festa com reivindicações e protestos.

As marcas dessa data ficam na iconografia, nos cartazes, nas fotografias, nos panfletos, nos objectos, que o ARQUIVO EPHEMERA recolhe, preserva e divulga. Uma pequeníssima parte dessa colecção está aqui exposta, com o contributo da doação que foi feita ao Arquivo pela Associação 25 de Abril em 2020. É um contributo não só para a história colectiva, mas também para uma pedagogia da memória assente na valorização tanto dos sinais mais nobres como dos objectos mais triviais, que é um dos objectivos do nosso trabalho." José Pacheco Pereira

(escrito segundo o antigo acordo ortográfico)



Legenda a imagem: Desenho pertencente ao Arquivo Ephemera, proveniente de doação da Associação 25 de Abril, apresentado num concurso para as crianças por ocasião do XV aniversário do 25 de Abril.

Inauguração: 18h00


Atividade Gratuita


Última atualização: 19.04.2022 - 10:10 horas
voltar ao topo ↑