Torres Vedras

Agenda

Encosta - Desenho de Rua

Até 23 de julho 2022

Evento Encosta - Desenho de Rua

Evento já ocorrido

Local: Encosta de São Vicente

Com o objetivo de documentar a realidade atual, assim como a evolução das obras na Área de Reabilitação Urbana da Encosta de S. Vicente, entendeu a Câmara Municipal de Torres Vedras avançar com um conjunto de iniciativas que visam captar, através de imagens e testemunhos, a identidade do lugar: fotografia, vídeo e desenho.

É neste âmbito que nasce, em 2017 o projeto "ENCOSTA – Desenho de Rua", trazendo para este processo de regeneração urbana um vasto leque de "observadores", que através do seu olhar sensível e crítico têm documentado e dar a conhecer uma realidade até agora pouco conhecida.

Nos últimos anos, o contexto urbano e social da Encosta de São Vicente tem sofrido uma reconfiguração considerável, através das obras previstas pelo PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, cofinanciadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Das obras executadas, destaca-se o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, fruto da reabilitação e ampliação do antigo matadouro municipal. Este equipamento trouxe uma nova centralidade à cidade.

O evento “ENCOSTA - Desenho de Rua” divide-se em dois momentos: residências artísticas e um encontro de desenho de rua. Para as residências artísticas foram convidados Ana Ramos (Portugal), Augusto Pinheiro (Portugal) e José Clewton (Brasil).

Programa

17 a 22 de julho - Residências artísticas

Ana Ramos (Portugal); Augusto Pinheiro (Portugal); José Clewton (Brasil)

23 de julho - Encontro de desenho de rua

9h30 - Encontro junto ao Miradouro Meia-Laranja

10h00 - Início do roteiro desenhado

12h15 - Espaço Entre-Bairros – partilha de desenhos e fotografias

12h45 - Foliateca – Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

14h30 - Desenho de rua na zona do Bairro Reis, com passagem pelos vários projetos do PEDU

16h30 - Partilha de desenhos junto ao Café Copacabana

17h00 - Conversa com os artistas residentes e apresentação do livro A cada dia – Traços em uma quarentena, de José Clewton no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras


Ana Ramos - Portugal

Natural de Ramalhal, Torres Vedras, nascida a 10 de Fevereiro de 1958, reside em Marteleira, Lourinhã.
Habilitações: Licenciada em Estudos Artísticos, Artes e Património, tem formação em Autocad, Artes Decorativas e Artes Plásticas e é membro dos Urban Sketchers Portugal e da Aapor-Aguarela de Portugal.

Atividades artísticas e patrimoniais:
- Colabora com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, na investigação e divulgação do património local e na educação patrimonial junto de crianças e grupos portadores de deficiência;
- Participa em atividades de desenho de rua (Urban Sketch) e ajuda a organizar e a promover os encontros do grupo Oeste Sketchers;
- Deu aulas de pintura e desenho a seniores e nos cursos socioeducativos da Câmara da Lourinhã, em vários locais do concelho, interrompidos em 2020 pela situação pandémica;
- Participou a convite das Câmaras Municipais de Torres Vedras e Lourinhã (2019) na ilustração de Fóruns ligados à temática social.
- Já fez exposições individuais e integrou colectivas em vários pontos de Portugal e no Brasil.
- Colaborou e colabora com ilustrações para as “Histórias da Ajudaris” e está a finalizar ilustrações para um livro infantil.
- Tem cinco poesias editadas pela “Chiado Editora” na Antologia Contemporânea de Poesia “Entre o Sono e o Sonho”.


Augusto Pinheiro - Portugal (foto em anexo)

Lisboa, 1966

Vive e trabalha em Arruda dos Vinhos
Tem um percurso de vida ligado às artes visuais através da fotografia, do design de comunicação e das artes gráficas. A última década foi focada no desenho e na pintura.

Mantém uma ligação muito forte com o desenho de rua, nomeadamente através do grupo Oeste Sketchers. Em Arruda dos Vinhos mantém um atelier onde trabalha e oferece aulas de desenho e pintura, dinamiza atividades sociais relacionadas com o desenho e a pintura ao ar livre, leciona na Universidade das Gerações e também colabora em diversas iniciativas promovidas pelo município.

Participa com regularidade em exposições coletivas, nomeadamente de pintura em aguarela. Em 2021 realizou uma importante exposição/instalação na Galeria Municipal de Arruda dos Vinhos intitulada Depósito.


José (Jota) Clewton - Brasil

É Arquiteto e Urbanista, e Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura, do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, área de Teoria e História e do Urbanismo, e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (PPAPMA/UFRN). Como atividades artísticas, tem participado regularmente de exposições coletivas e individuais nos últimos anos. Realizou também trabalhos como ilustrador de livros, tendo participação também como autor de publicações coletivas de livros. Também lançou, individualmente, os li de desenhos "Ganhei o Mundo"(Caravela Selo Cultural, 2015), e "A Cada Dia: traços em uma quarentena" (Caravela Selo Cultural, 2020), É correspondente em Natal do grupo de desenhadores urbanos Urban Sketchers Brasil. Atualmente tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao desenho de observação e utilização de croquis na conceção projetual.

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Info e inscrições: regeneracaourbana@cm-tvedras.pt (até ao dia 15 de julho)
Parceiros: Ordem dos Arquitectos; ICOMOS – Portugal; Associação Portuguesa para a Reabilitação e Proteção do Património Cultural; Direção-Geral do Património Cultural; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Oeste Sketchers; Associação Nacional Urban Sketchers Portugal; ATV - Académico de Torres Vedras

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 13.07.2022 - 17:40 horas
voltar ao topo ↑