Torres Vedras

Agenda

A Aldeia do Dó Mi Sol

Concerto pedagógico

Até 4 de fevereiro 2023 | 11h00

Música

Evento já ocorrido

A história A Aldeia do Dó Mi Sol é dedicada a crianças entre os três e os treze anos. Para as crianças que estão numa fase inicial do seu percurso musical, pretende dar a conhecer algumas técnicas de improvisação, estimulando a curiosidade para a exploração dos objetos sonoros. Para as crianças que ainda não iniciaram o seu percurso musical tenciona, de uma forma lúdica, demonstrar o instrumento, despertando o gosto para uma possível aprendizagem do mesmo. O autor da história foi Renato Gonçalves, um adolescente de 14 anos, grande amigo, “irmão” da organista Inês Machado. Os habitantes da Aldeia de Dó Mi Sol – a Dona Chica, o Barnabé, o Sr. João e muitos outros – surgem na narração da história, nas imagens e nas improvisações de Inês Machado ao órgão. A cada personagem corresponde uma conhecida canção infantil, uma sonoridade nova e uma faceta diferente do instrumento.

Ficha técnica
Autor do texto: Renato Gonçalves
Coordenação: Inês Machado
Revisão do texto: Odete Carla; Inês Machado
Improvisações ao órgão: Inês Machado
Ilustrações: Renato Gonçalves



Inês Machado
Natural de Fátima, Inês Machado iniciou os estudos musicais aos oito anos, na classe de órgão de Margarida Oliveira, no Conservatório de Música de Ourém.

Na Escola Superior de Música de Lisboa obteve os diplomas de Licenciatura e Mestre em Ensino da Música, ramo órgão, sob orientação de João Vaz.

Frequentou diversas classes de aperfeiçoamento com personalidades nacionais e internacionais, como, António Esteireiro, Bernard Foccroulle, José González Uriol, Javier Artigas, Franz Josef Stoiber, Mauricio Croci, Pieter Van Dijk e Frank Van Wijk.

Tem-se apresentado a solo e em grupo por todo o País, destacando a sua participação no Festival Internacional de Órgão do Porto e Grande Porto, nos Concertos a Seis Órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, no Festival de Órgão do Algarve nas edições de 2018 e 2019, no VII Festival de Órgão da Madeira, nos Concertos de Órgão realizados na Igreja de São Vicente de Fora em Lisboa, nos Ciclos de Órgão realizados nos órgãos históricos da cidade de Santarém e na 5ª edição da Rota dos Órgãos em Angra do Heroísmo, Açores.

Na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco concluiu o Mestrado em Formação Musical e Classe de Conjunto.

Em Janeiro de 2016 lançou o seu primeiro livro infantil com CD intitulado “A Aldeia de Dó Mi Sol”.

É professora de Órgão, Formação Musical e Classe de Conjunto no Conservatório de Música e Artes do Centro, e organista titular na Igreja Paroquial de Fátima.




Atividade Gratuita


A Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, organiza, entre janeiro e março de 2023, a sétima edição do Ciclo de Órgão.

O VII Ciclo de Órgão de Torres Vedras é composto por 4 grandes concertos, onde o Órgão histórico, construído em 1773 por Bento Fontanes, é convidado a dialogar com outros instrumentos e com outras realidades artísticas, num autêntico “cruzamento” de artes e de áreas.

Em março, todas das segundas-feiras, pela hora do almoço, teremos os habituais mini concertos “à la carte”, com a duração de 15 minutos, nos quais o público escolhe o que quer ouvir perante uma carta composta por peças musicais muito diversificadas.

Uma festa do Órgão em Torres Vedras, que honra o seu público com qualidade, diversidade e dinamismo em prol do seu património histórico, onde os concertos serão comentados conferindo interação, num espaço mágico como é a Igreja da Misericórdia.

 

 

Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Apoio: Santa Casa da Misericórdia
Parcerias: Patriarcado de Lisboa, Paróquias de Torres vedras, Cultur' Canto- Associação Cultural

Última atualização: 10.01.2023 - 14:26 horas
voltar ao topo ↑