Torres Vedras

Agenda

Fogo Frio

Até 29 de abril

Exposição

Local: Centro de Educação Ambiental

Esta atividade integra o(s) programa(s) Dia da Árvore - Dia Internacional das Florestas, Circular na Várzea

Fogo Frio é uma exposição interativa sobre a utilização do fogo tradicional e do fogo controlado para prevenir os incêndios no Verão, coordenada pela investigadora Conceição Colaço do Instituto Superior de Agronomia, em parceria com a Mapa e Ideias, que visa colocar a ciência ao serviço da prevenção de incêndios, destinada a crianças, jovens e adultos, que tem estado a percorrer o país e estará no Centro de Educação Ambiental entre março e abril.

Os incêndios rurais são um dos maiores problemas ambientais, colocando em perigo os espaços naturais, pessoas e seus bens. No entanto, o fogo é parte integrante do nosso dia-a-dia, sendo por isso imprescindível para o bem estar de todos.

Em Portugal, os incêndios são recorrentes, como é natural no mediterrâneo, com invernos chuvosos e verões secos. Anos muitos secos, com ondas de calor e vento podem levar a eventos catastróficos, como aconteceu em 2003, 2005 e 2017. Torna-se imprescindível prevenir.

No contexto das alterações climáticas, demostra a influência da vegetação e da meteorologia no comportamento do fogo e como a correta aplicação das regras de segurança nas queimadas no Inverno podem ser benéficas para diminuir a intensidade dos incêndios rurais, durante a época estival. O fogo controlado ajuda na prevenção, por diminuir a carga de vegetação e criar mosaicos.

Esta exposição resulta de um projeto selecionado no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal em 2017.

A visita à exposição poderá ser realizada através de visita livre ou visita orientada, sujeita a inscrição prévia. 

Inauguração: 5 de março, às 14h30

Info e inscrições: 261 314 163 | 918 773 342 | cea@cm-tvedras.pt


Atividade Gratuita


Esta atividade contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

        
    
Última atualização: 11.03.2024 - 14:36 horas
voltar ao topo ↑