Agenda
Concerto de Abertura
Concerto Temporada Darcos
Até 18 de janeiro 2014
|
21h30
Evento já ocorrido
Local: Teatro-Cine de Torres Vedras
"Para celebrar a entrada no novo ano que começa, a Temporada Darcos apresenta o concerto de violino e orquestra de Beethoven, um dos mais belos concertos de sempre, interpretado pelo afamado violinista italiano Giulio Plotino, solista internacional e laureado em vários prémios mundiais, dos quais se destaca, entre outros, o Prémio Paganini. E como faz bem começar o ano de forma divertida, poder-se-ão ainda escutar algumas das mais famosas e jocosas árias de ópera de Mozart, interpretadas pelo inigualável barítono português, Luís Rodrigues. Para terminar, um pequeno desvario musical, em estreia absoluta, intitulado "Todo o Teatro é um Muro Branco de Música", obra irrequieta e absurdamente divertida!?...
Toca a prestigiada Orquestra Metropolitana de Lisboa, com direção musical de Nuno Côrte-Real. Não fique em casa, venha e divirta-se!!"
Programa:
N. Côrte-Real (1971-)
Todo o teatro é um muro branco de música, op. 45 – estreia absoluta
(encomenda da Orquestra Metropolitana de Lisboa)
para orquestra e piano concertante
W. A. Mozart (1756-1792)
Árias de ópera
I. “Ein Madchen oder Weibchein” (Papageno, Flauta Mágica)
II. “Madamina, il catalogo è questo” (Leporello, Dom João)
III. Canzonetta: “Deh, vieni alla finestra” (Don Giovanni, Dom João)
IV. “Non più andrai!” (Figaro, As bodas de Fígaro)
pausa
L. V. Beethoven (1770-1827)
Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 61
I. Allegro ma non troppo
II. Larghetto
Rondo. Allegro
Luís Rodrigues, barítono
Giulio Plotino, violino
Helder Marques, piano
ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA
Nuno Côrte-Real, direção musical
Preço: 5
Comprar Bilhetes
Horário de funcionamento
Em dias de espetáculo:
De quinta-feira a sábado: a partir das 18h00
Exceto espetáculos ao domingo à tarde: uma hora antes do espetáculo
Av. Tenente Valadim, n.º 19
2560 Torres Vedras
A Temporada Darcos 2014 apresenta mais uma série de concertos sinfónicos e de câmara, que nesta sétima edição exaltam a relação privilegiada entre a música e a palavra. A palavra como catalisador da música, e a música como inspiração à palavra, são aqui apresentadas como dois gestos incontornáveis, duas realidades numa só, cuja íntima relação produziu durante toda a história universal inúmeros exemplos artísticos de grande literatura e de grande música. De destacar, na Temporada Darcos 2014, o concerto de abertura, onde se poderá escutar algumas das mais deliciosas e sublimes árias de ópera de Mozart, interpretadas por um dos maiores barítonos portugueses da atualidade, Luís Rodrigues, e pela Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direção de Nuno Côrte-Real. Em maio, poder-se-á escutar a estreia absoluta, encomenda da Temporada Darcos 2014, de uma peça para quarteto com piano, de José Eduardo Rocha, um compositor rebelde e lírico, possuidor de uma imaginação prodigiosa. Destaca-se ainda, o concerto de Páscoa, onde será interpretada uma obra mestra do repertório religioso, As 7 últimas palavras de Cristo redentor na cruz, de J. Haydn, com a participação especial do artista e encenador, João Garcia Miguel, e o concerto de verão, sob o olhar paternal de C. Monteverdi, cujo Lamento D’Ariana será interpretado pelo soprano Elsa Cortez, numa leitura moderna de N. Côrte-Real. Por último, uma menção especial ao concerto de Outono, onde serão interpretadas algumas das mais célebres páginas de música para quarteto de cordas, fazendo a ponte entre a música e o mundo pictórico de uma exposição de pintura, a ser inaugurada naquela altura na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras.
Temporada Darcos 014 tem como Hotel Oficial Hotel Golf Mar