Agenda
Geologia, território e floresta - Serra do Socorro
Geologia no Verão
Até 7 de setembro 2014
|
09h00
Evento já ocorrido
Destinatários: Maiores de 7 anos
A Serra do Socorro é uma parte importante da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira (APPSSA). Neste território goza-se de uma paisagem magnifica onde a alternância geológica justifica vales e montes. Em pouco espaço podemos observar uma impar variedade de ambientes, verdadeiro mostruário de diferentes patrimónios, designadamente o geológico. Ao longo de um percurso circular de aproximadamente 11km, com baixo grau de dificuldade (uma subida inicial de 4 km pode assustar os mais distraídos com a forma física), é possível interpretar a paisagem e a ocupação do território com base no substrato geológico.
A oportunidade será igualmente aproveitada para observar outro tipo de valores, designadamente, culturais, patrimoniais, hídricos, conservação do solo e biodiversidade, já que inclui alguns habitats relevantes em termos de valor ecológico. A própria flora traduz o tipo de solo em que se desenvolve, tal como as culturas existentes.
O Santuário de Nª Senhora do Socorro é um lugar único de beleza, charme, cultura, tradição e história.
Parte do caminho proposto percorre o Eco-caminho da Serra do Socorro que atravessa a serra contemplando os seus principais valores naturais.
Duração máxima: 6h00
Itinerário da atividade: Percurso circular rural de 11 km.
Ponto de encontro: Concentração na povoação de Cadriceira, EM 619-1 (Coordenadas: 39º01´´37,05’’ N, 9º13’54,31’’ O)
Como Chegar: A partir da auto - estrada A8, sair para Torres Vedras sul, seguir indicação de “DOLCE Campo Real” até encontrar um semáforo na localidade de Cadriceira. O local de encontro é na Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Cadriceira (junto ao semáforo).
Notas: A geologia é base para compreender o território e a forma como o usamos.
A observação da geodiversidade leva-nos a conhecer melhor a Terra onde vivemos. É este o desafio que nos propomos neste bonito passeio no campo, porque andar é o exercício mais completo, natural e são que podemos fazer. Andar no campo, em contacto com a natureza, levanos aos lugares mais longínquos que podemos imaginar.
Trazer botas (botas são botas, uns ténis também servem), chapéu e vestuário adequado, água, farnel, boa disposição e um farnel para piquenique ao almoço.
Inscrição prévia com limite máximo de 45 participantes, aqui!
Atividade Gratuita
Parta à descoberta da Ciência nestas férias.
E nem precisa de levar telescópios, lupas ou binóculos. A Ciência Viva trabalha com instituições científicas, centros de ciência e empresas para levar a Ciência até si.
São milhares de acções por todo o país.