Torres Vedras

Agenda

Uma nova concepção de luta - Documentos e materiais da Luar e de Palma Inácio no Arquivo Ephemera

Exposição Documental

Até 29 de abril 2017

Exposição

Evento já ocorrido

Local: Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Esta esposição documental vai proporcionar pela primeira vez em Portugal a possibilidade de os visitantes verem os artefactos provenientes da EPHEMERA, Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira, bem como fazerem uma visita virtual em 360º à biblioteca através de quatro vídeos VR/360º produzidos pelo Jornal Expresso.

A LUAR faz parte da mitologia da resistência armada ao regime da ditadura.
Parte dessa mitologia tem que ver com a personalidade de Hermínio da Palma Inácio, a quem o Times chamava o “homem mais procurado da Europa”. Porém, a LUAR não era do domínio do mito, mas da realidade. Um punhado de homens e mulheres corajosos dedicaram grande parte da sua vida a organizar ações armadas para derrubar a ditadura. Umas resultaram, outras falharam, mas quase todos pagaram o preço da sua coragem com a perda da liberdade, com o exílio, com a violência policial.

Nesta exposição estão representados documentos, comunicados, manuscritos, cartazes, fotografias, objetos pessoais e outros, relativos à LUAR antes do 25 de Abril. A exposição de materiais do espólio de Palma Inácio, incluindo objetos pessoais, será talvez o núcleo mais surpreendente. Fernando Pereira Marques foi um dos intervenientes da LUAR e, enquanto autor do livro associado a esta exposição (Uma Nova Concepção de Luta: Materiais para a História da LUAR e da Resistência Armada em Portugal, Tinta-da-china), faz uma contribuição decisiva para a história do movimento.
Com grande abundância de materiais inéditos, relata ações, algumas nunca reivindicadas, e identifica os seus autores e as circunstâncias em que tiveram sucesso ou falharam. É simultaneamente um estudo de história do “tempo presente” e um testemunho pessoal, sem o qual não se pode fazer a história da oposição a Salazar e a Marcelo Caetano.

Numa parceria entre a EPHEMERA, Biblioteca e arquivo de José Pacheco Pereira e a Samsung que disponibilizou a tecnologia, os visitantes da exposição poderão ter esta experiência imersiva através dos óculos Gear VR 360º.

 


Atividade Gratuita


Última atualização: 21.04.2017 - 10:41 horas
voltar ao topo ↑