Torres Vedras

Agenda

Workshop de Órgão

Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Até 18 de novembro 2017 | 15h00 às 15h30

Música

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, R. Serpa Pinto
Destinatários: Pais e filhos (dos 6 aos 10 anos de idade)

“O conto do pequeno Bach e do pequeno Haendel”
Dinamização: Prof.ª Filomena Calado

Destinado a crianças dos 6 aos 10 anos, acompanhadas pelos pais, este workshop consiste numa história dedicada aos mais jovens com o principal objetivo de dar a conhecer o órgão de tubos aos mais novos.

Terá a presença da Professora Filomena Calado, que irá narrar este pequeno conto “musical”, contando com  a presença de alguns alunos de órgão que executarão peças bastante lúdicas.
Será um momento bastante divertido e curioso para pais e filhos.

Filomena Calado
Maestrina e diretora artística, da CuzaMenTes-Companhia de Música Teatral, e desde 1992, do Coro Infantil e do Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras, com os quais tem apresentado concertos em Portugal Continental, Madeira, Açores, Espanha, França, Cabo Verde, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra e Irlanda. Tem organizado Encontros de Coros e Intercâmbios Corais Internacionais. 
Estudos Académicos: 
Mestrado em “Educação Pela Arte”; Licenciatura em “Expressões Artísticas Integradas em Educação”.  Estudos no âmbito das Artes:  Concluiu o Curso Geral de Canto, Didáticas Musicais (Orff, Willems, Ward), entre outros com os professores Maria Repas Gonçalves, Maria de Lurdes Martins e Jacques Chapuis. Estudou Direcção Coral e Direcção Gregoriana com os Maestros, Kari-Ala-Pollanen, Theodore Marier e Mon. Skeris. Frequentou vários cursos ligados às Áreas das Expressões Artísticas: Música, Dança; Expressão Dramática; Artes Plásticas; orientados, entre outros, por E. Kienhorst, J. Posada, Wolfgang Roscher, Bárbara Haseboch, Encenador João Mota; Verena Maschat, Maurizio Padovan, Blanca Calvo, Eva Ortiz, Christa Coogan, Helmut Lips. Atividade como Formadora:
É-lhe atribuído pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Estatuto de Formadora em Didáticas Específicas no domínio das Áreas Expressivas. Tem desenvolvido a sua actividade artístico-pedagógica com crianças e professores tanto no âmbito da formação de docentes como na coordenação de produções artísticas. Desloca-se a Cabo Verde a convite da Delegação do Ministério da Educação e Valorização de Recursos Humanos do Concelho da Boa Vista, onde é responsável pela Acção de Formação da 7ª Jornada Pedagógica. Fez parte da Equipa de Intervenção Artística, da Direcção Regional de Educação de Lisboa de 1996 a 2000. Atividade como Autora:
É coautora dos livros: “Lições Experimentais de Língua Portuguesa para Chineses “- Direcção dos Serviços de Educação de Macau; "Brincando com as Expressões: Dramática, Musical, Plástica,..." , Porto Editora; e “22 Anos de história”.
Atividade discográfica: Tem a Direcção Artística dos CDs: “Música na Escola”; “Cancioneiro Popular - Um Tesouro a Descobrir”, T. Vedras; “Vozes d’Água”    

Produções Artísticas Performativas:
Tem procurado conciliar diferentes abordagens artísticas, articulando a música coral com a dança, a poesia, o teatro, instrumentos musicais, para se complementarem e criarem ambientes diversos: 2000-“Composições Artísticas, Algures No Espaço Em Tempo Incerto; “Caminhos a que a Música nos leva; 2004 - “Contrastes”; 2005 - “Mosaico de Sons”; ”; 2005/a/08 “Da Palavra às Artes”; 2005 - “As Vozes e as Pedras”; 2006 - “Tributo a Zeca Afonso” e - “Sons na Noite”; 2007 – “Vozes d’Água”; 2008 - “A Voz, sob as Estrelas”;2010 – “A História Cantada das Senhoras Linhas, para Miúdos e Graúdos” e “Movimento”;2011/12 – “anos60.com”; 2012 - “Cores e Formas recheadas de Sons; 2015 – “ Os Excluídos”; 2017 – “O Planeta Descolorido” e “As Sombras da Lua”.  Colabora com a Biblioteca Municipal TV no “Abraço de Contos – Encontro de contadores de histórias”. 

Projectos Culturais e Pedagógicos: 
“Canta Connosco”; “A Voz”; “Nascer”: Musicoterapia para Grávidas, Concertos de Música e “Histórias com música e movimento: Let's go baby musicians” para bebés e famílias.

Inscrições: tlm.: 964 543 379 ou danieloliveira.org@gmail.com Dinamização: Prof.ª Filomena Calado


Atividade Gratuita


Última atualização: 18.10.2017 - 14:44 horas
voltar ao topo ↑