Torres Vedras

Agenda

Um Natal na Misericórdia

Concerto | Ciclo de Órgão de Torres Vedras

Até 10 de dezembro 2017 | 16h00

Música

Evento já ocorrido

Local: Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, R. Serpa Pinto

Intitulado “Um Natal na Misericórdia”, este concerto fará alusão aos repertórios de advento e Natal. Terá como intervenientes o Coro Masculino da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, bem como alguns agrupamentos vocais e instrumentais desta instituição de ensino oficial de Torres Vedras.
O programa é composto por corais de Advento e Natal de tradição luterana, de compositores alemães e holandeses do século XVII e XVIII, passando por temas gregorianos e medievais de tradição cristã e algumas canções sacras alusivas ao presépio de J.S.Bach.

Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
A Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, propriedade da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, iniciou a sua atividade no ano letivo 1979-1980 e obteve do Ministério da Educação a Autorização Definitiva de Funcionamento a 19 de Janeiro de 1981.
Assumiu-se, assim, como a primeira (e única durante anos) escola de música da região oeste a funcionar com paralelismo pedagógico à Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo neste momento Autonomia Pedagógica.
Todos estes anos de funcionamento permitiram formar músicos, com um percurso profissional como intérpretes, professores em vários níveis de ensino e ainda cidadãos com uma sólida cultura musical e realização pessoal.
As disciplinas de Coro e Orquestra assumem desde sempre uma grande importância na formação dos alunos.
O Coro Masculino é também ele ligado à Escola e composto por alunos e ex-alunos da mesma.

Daniel Oliveira, Órgão

Daniel Oliveira é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação de João Vaz) e mestre em pedagogia musical pela mesma instituição.
Frequenta atualmente o curso superior de cravo, na Escola Superior de Música de Lisboa, sob orientação de Ana Mafalda de Castro.
Estudou órgão, cravo e música em conjunto com diversas personalidades, tais como L.F.Tagliavini, G. Uriol, Javier Artigas, Ketil Haugsand, Jacques Ogg, Peter Holtslag, Rainer Ziperling, K. Olesen e G. Barber.
Tem atuado com vários grupos de referência, tais como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica Juvenil, Quarteto Tempus, Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa, Coro Polifónico de Almada e Concertuos Antiquos.
Tem atuado em Portugal, Espanha e França, destacando-se as suas participações no Festival Internacional de Órgão de Cantábria (Espanha), Festival Internacional de Música de Pórtico del Paraíso (Ourense-Espanha), Ciclo de Órgão de Santarém, Festival Internacional de Órgão de Faro, Festival de Música de Mafra, Festa da Música do Centro Cultural de Belém e Temporada de Música de São Roque.
Dirige desde a sua fundação (2012), o coro e orquestra Magnificat, agrupamento dedicado ao estudo e interpretação da música antiga, com particular interesse no estudo e divulgação do repertório português do renascimento e barroco.
É professor de órgão, baixo continuo, música de câmara e história da música na Escola Luís António Maldonado Rodrigues (Torres Vedras), Salesianos de Lisboa e Atelier de Órgão de Torres Vedras.
É organista titular da Igreja Matriz de Oeiras e da Igreja da Misericórdia em Torres Vedras.


Atividade Gratuita


Última atualização: 11.10.2017 - 11:36 horas
voltar ao topo ↑