Torres Vedras

Agenda

Carrilhão LVSITANVS

Concerto de carrilhão

Até 2 de setembro 2017 | 18h30 às 19h30

Música

Evento já ocorrido

Local: Parque de Estacionamento da Horta Nova, Torres Vedras
Destinatários: Maiores de 6

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

O Carrilhão LVSITANVS é o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo. Composto por 63 sinos, pesa aproximadamente 12 toneladas.

É um projeto do Centro Internacional do Carrilão e do Órgão (CICO), fundado por Alberto Elias e sediado em Constância, onde funciona a única escola de de música de carrilhão da Península Ibérica, e uma das poucas do mundo.

 

Carrilhanista: Ana Elias

Programa:

O Fantasma da Ópera
Andrew Lloyd Webber (1948) - arr.: John Courter

A Segunda Valsa
Dmitri Shostakovitch (1906-1975) - arr.: Frank Steijns

Sons de Carrilhões
João Pernambuco (1883-1947) - arr.: Ana Elias

Tico-tico no Fubá
Zequinha de Abreu (1880-1935) - arr.: Ana Elias

Summertime
George Gershwin (1898-1937) - arr.: Ana Elias

Beach Buggy Boogie
Martha Mier (1936) - arr.: Elena Sadina

Passacaglia
Eddy Mariën (1962)

Lux Aeterna
Eddy Mariën (1962)

Fandango do Ribatejo
Tradicional - arr.: Ana Elias

Coimbra
Raul Ferrão (1890-1953) - arr.: Jo Haazen

Hommage a Zeca Afonso
Ana Elias (1974)

Ana Elias (1974, Lisboa)
É carrilhanista, cofundadoradiretora pedagógica e professora de música da CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão.

Ana Elias obteve a sua formação musical no Instituto Gregoriano de Lisboa. Na Escola Real de Carrilhão “Jef Denyn” em Mechelen, Bélgica, obteve o diploma de carrilhanista com “Grande Distinção”. Concluiu o Mestrado em Música com agregação ao ensino no Lemmensinstituut em Leuven também na Bélgica.
No Conservatório de Mechelen terminou o curso de órgão com “Grande Distinção”.
Além de todo o seu percurso musical, Ana Elias possui também o grau de Mestre em Engenharia Geológica e de Minas pelo Instituto Superior Técnico. 

Foi galardoada com o segundo prémio na “Competição de Composição para Carrilhão Jacques Redel” em Gent-Bélgica; terceiro prémio na “Competição Internacional de Interpretação” em Springfield, Illinois nos EUA; e o segundo prémio na prestigiada “Competição Internacional de Carrilhão Rainha Fabíola” em Mechelen.
Com a irmã, Sara Elias, foi vencedora do Prémio Milénio Sagres-Expresso 2004 com o projeto de um carrilhão itinerante. Consequentemente, e juntamente com o pai, Eng. Alberto Elias, fundaram a CICO, com sede em Constância, e cujo lema é a “Divulgação do Carrilhão e do Órgão, da sua Música e da Arte de os Tocar”, materializando o seu objeto com a aquisição do Carrilhão LVSITANVS
Na sua carreira contam-se muitas centenas de concertos de carrilhão executados no seu país, Portugal, e em vários outros países da Europa, E.U.A., Rússia, Nova Zelândia e Austrália. Com a sua irmã é frequentemente convidada como carrilhanista ou oradora em festivais e congressos internacionais de carrilhão. A sua execução em carrilhão é possível ser ouvida num CD português gravado no carrilhão da Torre dos Clérigos, integrado no “Porto 2001, Capital Cultural da Europa”.
A Ana e a irmã formam o Lvsitanvs©, único duo de carrilhão no mundo formado por irmãs carrilhanistas.

Carrilhanista: Ana Elias


Atividade Gratuita


Lotação: 200
acesso a público com mobilidade condicionada

Última atualização: 09.08.2017 - 17:21 horas
voltar ao topo ↑