Torres Vedras

Agenda

Workshop "Struggle Like a (Wo)Man #1"

Workshop com Sónia Carvalho

Até 23 de agosto 2019 | 10h00 às 15h00

Formação

Evento já ocorrido

Local: Associação Incluir +, Torres Vedras

Esta atividade integra o(s) programa Festival Novas Invasões

O workshop é oferecido pela EMERGE e pela artista plástica Sónia Carvalho em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação Incluir + no âmbito do programa cultural do Festival Novas Invasões. Nesta iniciativa de formação pretende–se desafiar a estrutura psicológica e emocional bem como os limites físicos e mentais do corpo, forçando-o a reviver condutas estereotipadas da figura da mulher e do doméstico, para que através de processos performativos e de exercícios de grupo se dessacralizar os mesmos.

Através de métodos repetitivos desses gestos pretende-se desenvolver estados meditativos de introspeção, de forma a aumentar a consciência e aprofundar a compreensão tanto de si mesmo, como do grupo.

Serão realizados exercícios de longa duração para desenvolver a capacidade de concentração e de resistência, necessários à concretização da performance coletiva. 

Programa 
O workshop é composto por três etapas 

Etapa 1 
Conceito (fase de estruturação teórica e conceptual que antecede a fase prática da criação); 

Etapa 2 
Experimentação Prática (exercícios que impulsionem a criação de uma obra); 

Etapa 3 
Materializações: concretização de coreografias para a performance coletiva e experimentações em campo, na Chafariz de São Miguel (Choupal). 

 

Sónia Carvalho

A sua investigação artística tem-se debruçado no estudo da Paisagem enquanto processo natural e simbólico e em diferentes possibilidades de estabelecer e veicular relações com a Natureza. Partindo da incorporação de manifestações e poesias naturais à sua posterior reencenação, procura um modo de investigação mutável, que oscila entre meios distintos encontrando no Mar o motivo de análise e origem da fluidez criativa.

Sónia Carvalho (1978) frequenta o segundo ano de Doutoramento em Belas Artes, especialidade de Pintura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É investigadora colaboradora externa no ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, ancorado em três instituições: a Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) [UA/DeCA], a Universidade do Porto (Faculdade de Belas Artes) [FBAUP] e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Superior de Design) [IPCA/ESD]; bem como investigadora colaboradora no CIEBA, Centro de Investigação em Belas-Artes, pela Universidade de Lisboa. Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o trabalho de projeto “URBA FEAT: análise do processo criativo” (2013). licenciada em Artes Plásticas – 2.o Ciclo – Ramo Pintura pela Escola Superior Artística do Porto (2004), licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha (2002). Foi bolseira do programa de Intercâmbio Europeu ERASMUS, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid (2000).

Trabalhou como professora Universitária na Escola Superior Artística dde Guimarães e como docente no Curso Secundário de Artes e Indústrias Gráficas no Colégio Internato dos Carvalhos. Foi colaboradora da associação cultural Pensart, sediada em Madrid. Fez várias produções de eventos culturais, no âmbito das artes plásticas e do Teatro.

Expõe o seu trabalho desde 2002, destacando a exposição individual “In Between”, na Galeria de Arte Contemporânea Plumba, no Porto; a coletiva “Opções e Futuros” comissariada por Miguel Amado na Galeria de Arte Contemporânea “Arte Contempo”, Lisboa. Também participou na feira de arte FIL de Lisboa. Com os projetos de Dj/Vj e Performance salientam-se os espaços tais como a Casa da Música, no Porto, o MusicBox em Lisboa, a Tabacalera em Madrid, e as atuações com o colectivo Alemão Pfadfinderei, o produtor Americano Arthur Baker, entre outros. Foi selecionada para o Taster Lx da Red Bull Music Academy. Participou em Maio, do corrente ano, no workshop “Cleaning the House” da artista Marina Abramovic, na Grécia, produzido pelo MAI.

 

Info e inscrições: https://www.emerge-ac.pt/workshop-gratuito-struggle-like-a-woman-1-com-sonia-carvalho/ (até 17 de agosto)
Coprodução: EMERGE - A.C
Imagem: Sónia Carvalho


Atividade Gratuita


Lotação: 10 a 15
acesso a público com mobilidade condicionada

Última atualização: 12.08.2019 - 17:43 horas
voltar ao topo ↑