Torres Vedras

Equipamentos de Educação Ambiental

Conteúdos desta página:

  1. Centro de Educação Ambiental
  2. Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira
  3. Serviço educativo

Centro de Educação Ambiental

Fotografia da fachada do Centro de Educação Ambiental.

Objetivos e missão

O Centro de Educação Ambiental (CEA) pretende ser uma referência ao nível da educação para a sustentabilidade, reconhecida pela qualidade do serviço prestado e pela excelência na promoção de uma consciência crítica e participativa e de uma cidadania responsável.

Por forma a garantir que o CEA contribua para o desenvolvimento sustentável do Concelho, sendo uma referência ao nível da educação para a sustentabilidade, é um local que pretende conceber:

  • Foco na contemporaneidade;
  • Integração na comunidade;
  • Abertura e incentivo ao debate de novas ideias;
  • Pluridisciplinaridade;
  • Promoção pelo desenvolvimento sustentado.

Assim sendo, o CEA tem como principal missão ser um equipamento de referência para a operacionalização da Estratégia Municipal de Educação Ambiental e a prossecução dos seus objetivos. Este equipamento de educação ambiental pretende cumprir o duplo objetivo de albergar as funções educativas do CEA e também sensibilizar, ilustrar e demonstrar ao público em geral, as grandes vantagens da construção sustentável, da utilização de energias alternativas e das poupanças inerentes a estas novas formas de projetar e de construir.

Contactos

Parque Verde da Várzea
2560-581 Torres Vedras

Coordenadas GPS: 39º05'08.89" N | 9º15'50.84" O

Telefone: 261 314 163
Telemóvel: 918 773 342

E-mail: cea@cm-tvedras.pt

Facebook
Instagram

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira | 9h00 às 13h00 | 14h00 às 17h00


Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

Fotografia da fachada do Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

Objetivos e missão

O Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira é um equipamento de educação ambiental e de apoio à gestão da paisagem protegida local. Este equipamento funciona como polo de divulgação e elemento dinamizador de atividades educativas, científicas e culturais sobre a área protegida e seu património natural e cultural. 

 

Contactos

Largo da Juventude, Cadriceira
2565-779 Turcifal

Coordenadas GPS: 39°01'47.6"N | 9°13'55.9"W

Telemóvel: 912 574 317

E-mail: areaprotegida@cm-tvedras.pt

Facebook

 

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira | 9h30 às 12h30 | 14h30 às 16h30
Sábados e domingos | 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00


Serviço educativo

Serviço que, através de atividades de educação e sensibilização ambiental, promove a consciência crítica e participativa e a adoção de comportamentos de sustentabilidade, estimulando a participação ativa dos municípes na proteção do ambiente, num âmbito local e global.

As atividades propostas nos Programas de Atividades do Centro de Educação Ambiental e do Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira são desenvolvidas, acompanhadas e dinamizadas pelos técnicos do Centro de Educação Ambiental e destinam-se ao público escolar (ensino pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário) e não escolar (docentes, público sénior e público em geral).

Estas atividades encontram-se agrupadas em tipologias chave, nomeadamente em ações de sensibilização, oficinas, projetos e atividades, concursos, visitas, workshops e formações, efemérides, exposições e assentam em diferentes temáticas relacionadas com a Estratégia Municipal de Educação Ambiental de Torres Vedras.

Mais informação em Programa Pedagógico.


voltar ao topo ↑