Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) 2015-2019 pretende operacionalizar a nível local e municipal as regras preconizadas na legislação de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), em especial no Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de junho, na sua atual redação e legislação complementar, no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) (Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2006, de 26 de maio) e nos Planos Regionais de Ordenamento Florestal (PROF) e Planos Distritais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PDDFCI).

O PMDFCI assenta em cinco eixos estratégicos de atuação: aumento da resiliência do território aos incêndios florestais, redução da incidência dos incêndios, melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios, recuperação e reabilitação dos ecossistemas e adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz. Este Plano define a política e as medidas para a DFCI, a médio e a longo prazo, particularmente através da prevenção, sensibilização, vigilância, deteção, supressão e de coordenação de meios e agentes envolvidos perante a eventual ocorrência de incêndios, para os quais define objetivos e metas, a sua calendarização, orçamentação, e respetivos indicadores de execução e desempenho.

A implementação do PMDFCI, com um horizonte de planeamento de 5 anos, irá permitir desenvolver um conjunto de ações com o objetivo de diminuir o número de ocorrências, bem como a área afetada pelos incêndios florestais. Trata-se de um plano de caráter obrigatório, conforme o disposto no número 4 do artigo 10º do Decreto- Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, e constitui um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de ações de prevenção, pré-supressão e reabilitação de áreas ardidas, que visam concretizar os objetivos definidos no PNDFCI.

A elaboração do PMDFCI é sustentada nas características específicas do território, nomeadamente as decorrentes da sua natureza urbana, periurbana ou rural e das funções dominantes desempenhadas pelos espaços florestais. É neste contexto que é operacionalizada e implementada a estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a nível do Município, com os vários instrumentos de gestão a nível local, regional e nacional.

O PMDFCI é constituído por:

• Caderno I – Diagnóstico (informação de base);
  • Caderno II – Plano de Ação;
  • Caderno III – Plano Operacional Municipal.

Consulte aqui  os documentos que dão forma ao PMDFCI.

O PMDFCI foi aprovado pelo ICNF em 13 de abril de 2015. A sua elaboração, execução e atualização tem carácter obrigatório, conforme indicado no Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação e uma vigência de 5 anos, sendo que pode ser revisto sempre que justifique. De salientar que o Caderno III – Plano Operacional Municipal tem de ser elaborado anualmente.

A disponibilização da informação geográfica constante no PMDFCI, sempre que necessário (nomeadamente para projetos de arborização e trabalhos académicos), deve ser requerida ao Gabinete Técnico Florestal através do e-mail gtf@cm-tvedras.pt, justificando os fins a que se destina, ficando condicionada a diferimento.

O ICNF, I.P. disponibiliza uma aplicação para consulta de informação referente aos PMDFCI de cada município, que permite o acesso facilitado às peças públicas e alguma cartografia associada.

Notícias / Ambiente

Imagem da Notícia Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

Torres Vedras na vanguarda dos “concelhos LED” do país

28.08.2019

O sistema de iluminação pública do concelho de Torres Vedras está a ser alterado, com a substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas LED, o que irá levar à melhoria da eficiência energética nos equipamentos de iluminação pública. (...)

Imagem da Notícia “Floresta nas Linhas 20.30” apoia arborização e rearborização do Concelho
Imagem da Notícia Risco de rutura de freixo no Jardim da Graça

Risco de rutura de freixo no Jardim da Graça

23.08.2019

A Câmara Municipal de Torres Vedras informa que, na próxima semana, irá proceder ao abate de uma árvore que se encontra no Jardim da Graça, na cidade de Torres Vedras, devido ao elevado risco de rutura associado a este exemplar. (...)

Agenda / Ambiente

Candidaturas para projeto de voluntariado na natureza

Concelho de Torres Vedras

Até 30 de junho 2020

A Câmara Municipal de Torres Vedras é parceira no projeto “LIFE Volunteer Escapes”, que permite criar oportunidades de voluntariado de longa duração. O projeto tem em conta a experiência de voluntariado local já existente, bem como iniciativas no âmbito de projetos de conservação da (...)

Cinema

Bang Awards | Candidaturas

Até 31 de agosto 2020

O Bang Awards é um festival internacional de cinema de animação, tendo como principal foco apoiar a produção de conteúdo (...)

Há mar e mar, há lixo a voltar!

Até 15 de setembro

Todos os anos milhões de toneladas de resíduos vão parar aos Oceanos. Na sua grande maioria as fontes do lixo marinho tem origem em terra (cheias, descargas dos rios, águas residuais, abandono de lixo, etc.), indicando que alguns dos nossos comportamentos podem colocar em causa a biodiversidade (...)

38º Concurso de Saltos Internacional do Vimeiro

Centro Hípico do Hotel Golf Mar, Porto Novo