1.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

14.11.2004

Entre os dias 5 e 12 de Novembro realizou-se o "1.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras - Acordeões do Mundo".
O basco Kepa Junkera, actualmente um dos melhores acordeonistas do mundo, foi o nome mais sonante do "cartaz" deste evento, tendo trazido ao Teatro-Cine canções, ritmos e melodias que congregam diferentes culturas, raças e países.
Jean-Louis Noton e o Duo Paris-Moscovo também deixaram naquele espaço a "magia" do acordeão francês e russo, dando a conhecer outras concepções e técnicas na área da música de acordeão.
Este Festival contou igualmente com a participação de nomes e grupos de referência do acordeão nacional: Gonçalo Pescada, "Danças Ocultas" e "João Frade Trio" mostraram o que de melhor se faz actualmente ao nível da música de acordeão em Portugal.
O "Coreto do Acordeão" foi outra das vertentes deste Festival Internacional, no decorrer do qual tiveram lugar actuações de acordeonistas locais que entusiasmaram o público que se deslocou à "Festa das Freguesias" com os sons característicos do Oeste e da Estremadura.
De referir também, nesta iniciativa, o funcionamento de uma oficina permanente de acordeões, a cargo do mestre Eugénio Ferreira, um dos últimos reparadores "artesanais" deste instrumento.
O "1.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras" foi um evento inédito, integrado no Programa das "Festas da Cidade", que teve como objectivo promover um tipo de música enraizado na cultura do concelho e de todo o Oeste. No seu decorrer foram proporcionados sons de vários géneros, desde os populares ao Jazz, passando pelo erudito, que contribuíram para internacionalizar Torres Vedras no panorama mundial da música de Acordeão.

Última atualização: 18.09.2014 - 19:45 horas