1ª Jornada GNV – Gás Natural Veicular

01.04.2014

O Município participou no passado dia 26 de março na 1.ª jornada GNV - Gás Natural Veicular, realizada na Plaza Ribeiro Teles, em Vila Franca de Xira, e promovida pelo grupo Dourogás.

Dividida em três sessões, teve a presença do Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, que se referiu à importância da mobilidade a gás natural na política energética do Governo, pela inovação, pela competitividade e pela sustentabilidade ambiental.

Também estiveram presentes na iniciativa os presidentes das câmaras municipais de Vila Franca de Xira e de Alenquer, os quais transmitiram o apoio das entidades que dirigem à simplificação burocrática com vista à instalação de postos de abastecimento de gás natural. Gustavo Paulo Duarte, torriense e presidente da ANTRAN, disponibilizou-se para cooperar e estimular as empresas transportadoras a adotarem este combustível alternativo.

O GNV tem sido considerado um ótimo combustível alternativo pelas vantagens económicas e ambientais que oferece quando comparado com outras fontes de energia. O GNV é também um combustível que poderá ser disponibilizado na forma gasosa (GNC) ou líquida (GNL) e apresenta reduções nas emissões poluentes e na economia de combustível, uma vez que o seu custo é significativamente inferior ao do gasóleo ou da gasolina e ao conferir uma queima mais limpa, reduz a necessidade de manutenção.

Última atualização: 04.05.2020 - 16:58 horas