7.ª Semana da Reflorestação Nacional passou pelo concelho

06.12.2016

A 7.ª Semana da Reflorestação Nacional, que teve início a 15 de novembro e estendeu-se até dia 30 do mês transato, passou pelo concelho com um conjunto de ações levadas a cabo pela Câmara Municipal que à, semelhança dos anos anteriores, se associou a este evento promovido pelo movimento Plantar Portugal.

Dessas ações saliente-se a iniciativa “2 anos, 2000 árvores” mediante a qual foi plantada no dia 23 de novembro, na avenida general Humberto Delgado, a 2000.ª árvore, em 2 anos, em Torres Vedras; e as realizadas na Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira. Uma delas, no dia anterior, envolveu cerca de 80 elementos da Fundação PT que plantaram num terreno da Junta da Freguesia do Turcifal situado na Serra do Socorro aproximadamente 200 árvores (pinheiros mansos, freixos, medronheiros e cedros), no âmbito do Projeto ProNatura, que a ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente está a dinamizar com aquela fundação. Os colaboradores da mesma que participaram nesta ação aproveitaram a oportunidade para efetuar uma visita cultural por Torres Vedras, tendo ficado a conhecer as Linhas de Torres Vedras e o centro histórico. Posteriormente, no dia 30 de novembro, 80 alunos das escolas básicas do 1.º ciclo do Turcifal e da Freixofeira plantaram 123 árvores (freixos, medronheiros, ciprestes e pinheiros mansos) na Serra do Socorro. Anteriormente, no dia 17 de novembro, 18 alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal participaram numa ação de manutenção silvícola no EcoParque da Serra da Archeira, a qual incluiu limpeza, substituição de árvores mortas e abertura de caldeiras, tendo ainda na ocasião sido plantadas 34 árvores (pinheiros mansos, medronheiros e oliveiras).

De referir também as ações realizadas numa propriedade municipal situada em Torres Vedras (junto à rotunda de acesso à Serra da Vila da Variante Poente), mais concretamente: uma ação de plantação de árvores, no dia 23 de novembro, em que três turmas (da EB 2,3 S. Gonçalo, Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres e Escola Secundária com 3.º Ciclo Henriques Nogueira) plantaram 270 pinheiros mansos; uma outra ação de plantação, no dia 3 de dezembro, em que a Associação Laboratório Aberto plantou 60 pinheiros mansos; e uma ação de manutenção silvícola, no dia 15 de novembro, em que participaram 4 turmas da Escola EB 2,3 S. Gonçalo, a qual consistiu em limpeza e na substituição de árvores mortas, tendo também na ocasião sido plantadas 101 árvores (89 pinheiros e 12 freixos).

Referência também para o facto de no âmbito desta Semana da Reflorestação Nacional terem sido cedidas 894 árvores nos Viveiros Municipais, a 78 munícipes e 3 associações.

Última atualização: 04.10.2019 - 17:22 horas