75 anos do Carnaval de Torres Painel de Azulejos

01.01.2012

75 anos do Carnaval de Torres Painel de Azulejos

Corria o ano de 1999 quando o artista torriense Antero Valério foi convidado pelo então presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Jacinto Leandro, a apresentar uma proposta para os muros que ladeavam o Centro Coordenador de Transportes de Torres Vedras. Os muros que flanqueiam o que popularmente ficou conhecido como “A Cascata”, construção já existente na altura, seriam a “tela” em que o artista iria refletir a sua inspiração.

Desde o início que Antero Valério pensou desenvolver um tema ligado à história e ao quotidiano locais e, nesse sentido, efetuou várias pesquisas em que estudou diversas temáticas tendo, no final, optado pelo Carnaval.

Esta escolha explica-se pela documentação existente, pelas inúmeras potencialidades gráficas que o Carnaval proporciona e por ser, segundo o autor, uma grande manifestação da criatividade e sentido de humor dos Torrienses.

Além destas motivações, o facto de se celebrar o 75.º aniversário do Carnaval de Torres, na sua forma organizada, também contribuiu para que Antero Valério procurasse, através do seu trabalho artístico, homenagear figuras históricas do nosso Carnaval e outras que fazem parte do imaginário coletivo.

A escolha da cor única e a simplificação do traço, “como se de esboços num caderno se tratasse”, foram uma opção estética mas também económica e logística, na medida em que os desenhos originais seriam copiados à mão pela fábrica que produziu o painel de azulejos.

• Localização: Av. General Humberto Delgado | Torres Vedras
  • Data de inauguração: 6 de março de 2000
  • Autoria: Antero Valério (1960 -  )

Antero Valério

• Nasceu em Torres Vedras a 25 de Abril de 1960.
  • Vive e trabalha em Lisboa.
  • Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 1988.
  • Tem dividido a sua atividade pela Pintura, Banda Desenhada, Cartoon, Ilustração e Design Gráfico.
  • É professor de Artes no Ensino Secundário e conta com inúmeras exposições individuais e coletivas, publicações e prémios.

Agradecimento | Antero Valério por toda a disponibilidade apresentada

Última atualização: 27.09.2019 - 18:16 horas