8.º "Mocktails" agitou Torres Vedras impactando 3.686 jovens e adultos

02.06.2016

A 8.ª edição dos Mocktails decorreu entre 16 e 21 de maio na cidade de Torres Vedras.

Durante a semana em meio escolar, uma equipa de técnicos de prevenção da Dianova deslocou-se às escolas do concelho para realizar sessões de sensibilização e promoção do consumo responsável de álcool junto deste público particularmente vulnerável. Esta ação foi concluída em meio comunitário durante a noite de sábado, em que 22 Embaixadores de Saúde convidaram a comunidade a aderir a uma noite divertida sem álcool nos estabelecimentos de lazer parceiros desta iniciativa.

Uma vez mais os Mocktails contaram com o apoio da Câmara Municipal, de escolas, patrocinadores, espaços de lazer, media e ainda das forças da proteção civil (PSP e GNR) que se juntaram para uma ação de prevenção e operações de fiscalização. No início da noite de sábado, junto à Igreja de São Pedro, os torrienses puderam realizar um teste de alcoolémia para energizar a sua noite. Posteriormente realizaram-se duas operações de fiscalização em que 60 condutores foram premiados pela taxa 0,0% de alcoolémia com bilhetes para um espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Impactando 3.686 jovens e adultos, concluiu-se assim mais uma bem sucedida edição desta iniciativa realizada anualmente desde 2009, só conseguida graças à cooperação de 40 entidades. Em 2016 estiveram envolvidos nos Mocktails 8 escolas, 16 restaurantes, bares e discotecas, 10 patrocinadores, 4 parceiros institucionais e 2 parceiros media. Contribuíram ainda para o sucesso desta edição 22 voluntários, 2 elementos da Proteção Civil, 4 agentes da PSP e 16 militares da GNR.

A ação Mocktails: uma noite divertida sem álcool é uma iniciativa distinguida desde 2012 como Best Practice nas Nações Unidas na área da Prevenção e Promoção de Saúde, tendo como objetivo alertar e consciencializar jovens e jovens-adultos para a necessidade do consumo responsável de álcool e para as consequências do seu consumo abusivo, sobretudo no que diz respeito à sinistralidade rodoviária.  Entre 2009 e 2016 os Mocktails envolveram um total de 272 parceiros, impactando 34.659 jovens e jovens-adultos.

Última atualização: 31.10.2019 - 16:07 horas