90 trotinetas elétricas disponibilizadas na cidade de Torres Vedras

28.09.2023

Foram disponibilizadas 90 trotinetas elétricas na cidade de Torres Vedras, no âmbito de um projeto-piloto que terá a duração de três meses. A introdução destes de veículos de micromobilidade, com 30 pontos de estacionamento, resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Bolt.

As trotinetas estão equipadas com funcionalidades que priorizam a segurança e bem-estar, tanto dos seus utilizadores como dos transeuntes. Para além da delimitação dos locais de estacionamento, onde os utilizadores estão autorizados a iniciar e terminar as viagens, dispõem de um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado. Durante o período noturno, é ativado um teste de reação cognitiva para avaliar a possível ingestão de bebidas alcoólicas.

As trotinetas têm um limite de velocidade de 20 km/h e dispõem de “Modo Iniciante” que reduz esse limite para 15 km/h. Em Torres Vedras, existem quatro áreas de velocidade reduzida, onde automaticamente as trotinetas só podem circular no máximo a 15 km/h. Estas áreas são o Centro Histórico e junto às escolas Secundária Henriques Nogueira, Secundária Madeira Torres e Básica de São Gonçalo.

Este projeto-piloto, suportado financeiramente pela Bolt, tem como objetivo avaliar a viabilidade da implementação de um sistema de trotinetas elétricas a longo prazo. A continuidade deste projeto depende, em grande medida, da boa utilização destes equipamentos e do cumprimento das regras de segurança:

• Use capacete – Recomenda-se o uso do capacete durante a viagem.
  • Mantenha-se alerta - Observe bem o trânsito à sua volta e arranque devagar.
  • Se beber, não conduza - Nunca conduza sob o efeito de álcool ou drogas.
  • Respeite as regras de trânsito - Siga os sinais de trânsito ao andar de trotineta. Respeita os outros transeuntes.
  • Não conduza no passeio - Não ande no passeio, utilize as ciclovias sempre que for possível. Dê prioridade aos peões.
  • Uma pessoa por trotineta - Não corra riscos desnecessários, conduza sempre sozinho
  • Estacione de forma responsável - Deixe a trotineta nas áreas de estacionamento.
  • Não bloqueie zonas de passagem - Não bloqueie passeios ou paragens de autocarros e não amontoe trotinetas nos estacionamentos para bicicletas.
  • Estacione na vertical - Utilize sempre o descanso.
Última atualização: 28.09.2023 - 16:55 horas