“A organização do ano letivo” foi o tema das “Conversas sobre Educação”

10.10.2022

Fotografia da sala durante o jantar-tertúlia.

“Conversas sobre Educação” foi o jantar-tertúlia que decorreu na passada terça-feira, 4 de outubro, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. “A organização do ano letivo” foi o tema da iniciativa, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e da professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Ariana Cosme.

Laura Rodrigues saudou a equipa das cozinhas municipais que preparou o jantar e que todos os dias “é responsável por largas centenas de refeições para os alunos da cidade de Torres Vedras”. A presidente da Câmara Municipal saudou toda a comunidade escolar e recordou que Torres Vedras se encontra a implementar, pela primeira vez, um modelo de organização semestral do ano letivo.

“Queremos que as coisas corram pelo melhor e que todo este trabalho possa ser acompanhado. E nada melhor do que termos connosco alguém que já tem experiência na inovação das práticas pedagógicas e que tem acompanhado situações-piloto de semestralização” afirmou Laura Rodrigues, aludindo a Ariana Cosme, que integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas e foi consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, de que é a avaliadora externa.

“O semestre em Torres Vedras vai dar mais tempo às escolas para encontrar estas meninas e meninos que precisamos de agarrar com mais força, sem perder nenhum” afirmou Ariana Cosme, numa intervenção em que argumentou sobre a necessidade de repensar as aulas, a escola e o sistema de ensino.

“Precisamos de gente com pensamento crítico. E o pensamento crítico constrói-se com conhecimento” defendeu Ariana Cosme, alertando para a importância do “trabalho em conjunto” entre as escolas e as famílias.

O jantar-tertúlia contou com a presença do delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Bruno Santos, assim como de presidentes de Junta de Freguesia, membros do Conselho Municipal de Educação, representantes das associações de pais, responsáveis das direções e docentes dos estabelecimentos de ensino do concelho de Torres Vedras.

Publicado: 10.10.2022 - 14:13 horas