Acções de sensibilização sobre a temática da deficiência

05.06.2007

O Anfiteatro do Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, acolheu, no dia 14 de Maio, uma acção de sensibilização intitulada “Todos + Saudáveis”.

Na iniciativa participaram Ricardo Pereira (guarda-redes do Sporting Clube de Portugal) e Nuno Vitorino (atleta paralímpico de natação) que abordaram, perante alunos da Escola EB 2,3 São Gonçalo, da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres, da Escola Secundária com 3.º Ciclo de Henriques Nogueira e da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas), diferentes concepções das realidades desportivas - incluindo a referente à das pessoas com deficiência -, procurando, também, promover estilos de vida saudáveis e prevenir comportamentos de risco.

Esta acção integrou-se nos estágios curriculares que duas alunas do 4.º ano do Curso Superior de Serviço Social estão a realizar na Câmara Municipal. Neste âmbito, foi elaborado um estudo sobre as representações sociais que os estudantes das escolas dos 2.º e 3.º Ciclos da Cidade de Torres Vedras possuem relativamente às pessoas com deficiência, tendo-se pretendido, com aquela acção, promover a imagem destes cidadãos, dando a conhecer à população estudantil as suas potencialidades, e impulsionar a consequente aceitação dos “diferentes”.

Igualmente inserido naqueles estágios, teve lugar, no dia 31 de Maio, no Edifício dos Paços do Concelho, uma outra acção de sensibilização, denominada ”Novos Tempos Revelando a (D)Eficiência”, destinada a técnicos da respectiva área e à população em geral.
Publicado: 22.04.2013 - 18:13 horas