Ações de fogo controlado têm sido realizadas na Serra do Socorro

09.03.2012

A zona da Serra do Socorro foi mais uma vez palco de uma ação de fogo controlado.

Tal aconteceu no dia 6 de março, tendo a área ardida sido de 7 hectares. Nesta ação, levada a cabo pela Câmara Municipal e o Grupo Portucel Soporcel, estiveram presentes os membros da equipa de sapadores florestais do Município, bem como os do Gabinete Técnico Florestal do mesmo, para além de elementos do corpo dos bombeiros voluntários de Torres Vedras e técnicos credenciados para o efeito.

Recorde-se que o fogo controlado é uma ferramenta de gestão de espaços florestais que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos com objetivos específicos e quantificáveis. Trata-se de uma prática segura que visa reduzir o risco de incêndio, protegendo áreas florestais, aglomerados urbanos e equipamentos.

De referir que desde 2009 têm sido realizadas ações de fogo controlado na Serra do Socorro, as quais prosseguirão no futuro.

De mencionar também, a propósito desta temática, que o regulamento municipal para atividades cujo exercício implique o uso do fogo entrou recentemente em vigor. Este documento, articulado com o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, visa estabelecer regras claras para a utilização de fogo, bem como levar à adoção de mais e melhores medidas de segurança com vista ao aumento da prevenção de incêndios florestais e da proteção de pessoas e bens. Este regulamento pode ser consultado no site da Câmara Municipal (em: www.cm-tvedras.pt/camara-municipal/regulamentos).

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 14.05.2020 - 13:56 horas