Torres Vedras

Ações de fogo controlado foram realizadas no território do Concelho

03.02.2023

Imagem aérea de uma das ações realizadas

Nos passados dias 27, 28 e 29 de janeiro, no âmbito de um Curso de Operacional de Queima, foram realizadas várias ações de fogo controlado no território do Concelho.

Estiveram envolvidos nesse curso mais de 50 operacionais, de vários corpos de bombeiros da Região Oeste e da Grande Lisboa (nomeadamente de Torres Vedras, Alcabideche, Alenquer, Almoçageme, Caneças, Merceana, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã, São Pedro de Sintra, Sintra, Parede e Estoril), e ainda de duas equipas de Sapadores Florestais do Município. O curso teve como formador Carlos Ribeiro, tendo no mesmo participado outros quatro técnicos de fogo controlado (um dos quais pertencente aos quadros do Município e outro aos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas).

As ações realizadas resultaram no tratamento de aproximadamente 10 hectares, em diferentes locais estrategicamente selecionados, nomeadamente junto às localidades de Monte Redondo, Orjariça e Furadouro, e consistiram essencialmente na queima de combustíveis finos, sobretudo fenos e matos, não causando severidade no solo, nem impacto nas árvores e em espécies de arbustos e plantas mais resistentes ao fogo.

Recorde-se que o fogo controlado ou fogo prescrito, também designado como fogo frio, é utilizado enquanto ferramenta na gestão silvícola, promovendo a compartimentação de espaços rurais, através da criação de descontinuidade no coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado. Quando corretamente aplicado, para além de minimizar o risco e perigosidade de incêndios rurais, o fogo controlado é uma operação referenciada pela sua sustentabilidade para atingir certos objetivos, como a promoção da renovação de pastagens, a indução da regeneração natural de árvores e arbustos autóctones e a beneficiação da biodiversidade. A utilização desta técnica de gestão de combustíveis tem de ser executada sempre sob a responsabilidade de um técnico credenciado, reconhecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

No próximo fim de semana prevê-se a realização de novas ações de fogo controlado no Concelho se existirem condições meteorológicas favoráveis para o efeito.

Última atualização: 03.02.2023 - 14:56 horas
voltar ao topo ↑