"Acordeões do Mundo", dez anos a trazer sonoridades únicas...

15.11.2013

Com a habitual qualidade a que habituou os torrienses e visitantes, o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo teve a sua décima edição, continuando a alimentar a tradição existente no concelho relativa às sonoridades daquele instrumento, mas também propondo a descoberta de novos horizontes musicais associados às mesmas.

Os concertos no Teatro-Cine foram mais uma vez o ponto alto deste festival que decorreu entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro, tendo nesse espaço cultural municipal sido proporcionado desde a interessante simbiose de guitarra e acordeão dos italianos Camera Duo até à estreia nacional do jazz “deslocalizado” do grupo francês Pulcinella, passando por um raro espetáculo do grupo flamengo DAAU que apresentou uma música resultante de uma fusão de estilos e pelo talento do jovem campeão mundial de acordeão João Barradas.

Bastante concorridas foram mais uma vez as “merendas do acordeão” que continuam a levar em propício ambiental outonal uma “legião” de apreciadores de música de acordeão a cafés, pastelarias, restaurantes e hotéis do concelho para presenciarem atuações de acordeonistas tradicionais, o que é acompanhado pela apresentação e prova de vinhos e a degustação de queijos e doces tradicionais.

Segundo Carlos Mota, diretor artístico desta décima edição dos Acordeões do Mundo, “este festival rasgou a ideia comum e redutora de que o acordeão é apenas um relicário do passado rural, com ritmos básicos, sem sonoridades múltiplas. Da tradição ao tango, do jazz ao folk, do experimental ao clássico, do blues à fusão (...) é acima de tudo um festival de descobertas e interrogações, de confirmações e de certezas(…).”

O Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo integrou-se, como sempre, nas Festas da Cidade, tendo sido organizado pela Câmara Municipal, patrocinado pelo Arena Shopping, contado com o apoio à divulgação do Turismo de Lisboa, com a Água do Vimeiro como água oficial e o ÔHotels&Resorts como hotel oficial.

Mais informações sobre este festival podem ser consultadas no seu site

As Festas da Cidade foram também organizadas pela Câmara Municipal, e tiveram igualmente o patrocínio do Arena Shopping e a Água do Vimeiro como água oficial, para além do apoio da Biotrab e da Fagor.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:07 horas