Acordos no âmbito da energia e construção sustentáveis

02.10.2009

O município continua a apostar na energia e construção sustentáveis.

Nesse âmbito e relacionado com a estratégia do mesmo na rede Ecos foram assinados três acordos no dia 18 de Setembro, no Edifício dos Paços do Concelho.

Um desses acordos foi celebrado entre o município e o Instituto Superior Técnico, e prevê uma redução de taxas municipais quando aplicadas a operações urbanísticas realizadas no concelho que sejam certificadas segundo o LíderA (um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da construção sustentável e ambiente construído criado por aquela instituição de ensino). Esse acordo estipula ainda que alguns projectos municipais venham a ser realizados com as orientações deste sistema.

Já o acordo assinado entre o município, a Universidade do Minho e a representação portuguesa do IISBE (International Initiative for Sustainable Built Environment) abrange várias vertentes como: a certificação de sustentabilidade de edifícios da Eco Urbe de Santa Cruz, de edifícios relacionados com o Centro de Experimentação e Demonstração de Energias Renováveis e de edifícios de serviços e de naves industriais do novo Parque Industrial da Fonte Grada; o desenvolvimento e coordenação do Centro de Estudos Especializados para a Construção e Urbanismo Sustentável; a definição de objectivos de construção sustentável para edifícios de novas áreas de Torres Vedras e outros reabilitados; e a elaboração de acções estratégicas direccionadas para o turismo sustentável no concelho.

O acordo celebrado entre o município, a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a empresa Natural Works visa por seu lado: a instalação de um sistema solar térmico no bairro social da Boavista-Olheiros para o aquecimento de águas sanitárias; a certificação energética de fracções de habitação deste bairro; e a realização de uma investigação sobre a integração de energias renováveis em habitação social.

Publicado: 22.04.2013 - 18:23 horas