Actividades do programa comemorativo do bicentenário das "Linhas de Torres Vedras" promovido pelo município prosseguem

21.01.2010

A abordagem à Guerra Peninsular na literatura é o tema de um ciclo de conferências intitulado História, Memória e Ficção que está a ser levado a cabo no âmbito do programa comemorativo do bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo município.

A primeira acção deste ciclo, que foi orientada pelo poeta e crítico literário José Valle de Figueiredo, realizou-se no dia 20 de Janeiro, no Edifício dos Paços do Concelho. História, Memória e Ficção é organizado pela câmara municipal e Escola Secundária de Henriques Nogueira em parceria com a Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Uma exposição igualmente centrada na temática da abordagem à Guerra Peninsular na literatura e inserida no referido programa está patente desde o dia 18 de Janeiro no átrio do Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal. Esta mostra é comissariada também por José Valle de Figueiredo, sendo organizada pela câmara municipal com a parceria da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e Instituto Fontes Pereira de Melo.

Igualmente integrado naquele programa realizou-se no dia 17 de Janeiro o primeiro passeio pedestre da iniciativa Linhas de Torres Vedras a pé. Com esta iniciativa organizada pela câmara municipal, Académico de Torres Vedras, Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras e Escola Secundária de Henriques Nogueira pretende-se dar a conhecer o património das Linhas de Torres Vedras existente no concelho. Aquele passeio teve início no Convento do Varatojo e levou os seus cerca de 80 participantes às baterias dos Palheiros, da Cruz e dos Pedrulhos.

De referir, ainda, que também inserido naquele programa, a Escola Básica 2,3 Gaspar Campello organizou entre os dias 11 e 15 de Janeiro uma semana temática dedicada ao bicentenário da Guerra Peninsular e das Linhas de Torres Vedras. No âmbito desta iniciativa decorreram várias acções como uma palestra e exposições relacionadas com esta última temática, bem como visitas ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e à exposição Guerra Peninsular (1807-1814) que está patente no Museu Municipal Leonel Trindade.

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas