Adesão do município à Hyramp

21.01.2010

De forma a incrementar o seu apoio ao desenvolvimento da Economia do Hidrogénio o município aderiu à HyRamp.

Esta entidade é uma parceria de regiões e de municípios europeus criada em 2008 com o apoio da Comissão Europeia e o objectivo também de promover o desenvolvimento daquela economia, o que passa pelo fomento da evolução e da utilização da tecnologia associada ao hidrogénio como vector energético (especialmente das células de combustível de hidrogénio) e do crescimento da indústria produtora da referida tecnologia.

De realçar que o hidrogénio é encarado como um importante componente de um novo sistema global de energia que irá substituir o actual sistema energético assente nos combustíveis fósseis.

Refira-se que o município tem estado envolvido em várias iniciativas relacionadas com a Economia do Hidrogénio como a realização de dois seminários internacionais centrados nessa temática, o projecto LUCIS - no âmbito do qual adaptaram-se equipamentos da câmara municipal para utilizarem pilhas de hidrogénio, nomeadamente rádios do Serviço Municipal de Protecção Civil e semáforos temporários de obras na via pública - e a organização de visitas de estudo a uma fábrica de produção daquelas pilhas.

De salientar ainda que a estratégia do município na rede Ecos enquadra-se igualmente no objectivo de promover o desenvolvimento da referida economia.

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas