Água é mote para caminhantes apreciarem a beleza da zona da Ponte do Rol

17.11.2015

A água, bem essencial à vida humana e por isso historicamente fundamental para a fixação de populações e criação de comunidades, tem agora um percurso pedestre no concelho a si dedicado.

Trata-se do décimo criado pela Câmara Municipal, o qual foi inaugurado na manhã do dia 14 de novembro, no âmbito das Festas da Cidade, numa atividade organizada com a Junta da Freguesia da Ponte do Rol, e que contou com a participação de 103 caminhantes.

Com ponto de partida e de chegada no Parque Verde da Ponte, na Ponte do Rol, este percurso convida à visita de vários locais relacionados com a água, nomeadamente a bica do Largo Álvaro da Ponte, a Fonte das Adegas, os lavadouros, o "Poço da Ti Rita", o “Poço do Paraíso” (na Ponte do Rol), a Fontainha da Galegueira (na zona do Alto do Seixinho), a regueira do Casal Galinha, o Chafariz  da Gondruzeira, o poço público do Casal Malacas, a Ribeira de Monzebro, o poço árabe de Gibraltar, as minas e reservatórios de água no Casal da Serra, o “Poço de Benfica” o “Poço Velho” (também nesta última localidade), o rio Sizandro e a nora e o Poço da Escola (junto à EN9).

A Rota da Água proporciona ainda o desfrutar de outros elementos do património natural e cultural da freguesia da Ponte do Rol, levando os caminhantes a locais como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a panorâmica da zona do Casal do Telhadouro ou o Forte do Grilo.

De referir ainda que esta é uma pequena rota circular com um total de 20 km, e um grau de dificuldade médio, a qual conta com uma derivação com cerca 11 km.

Mais informação sobre a mesma pode ser consultada neste site.

Recorde-se que as Festas da Cidade foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:55 horas