Alunos do Concelho participaram em atividade de ilustração científica
10.02.2022
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” continua a promover a Literacia do Oceano junto dos alunos do Concelho. No dia 27 de janeiro, decorreu a atividade “Estudos de ilustração científica – Ouriço-do-Mar”, em meio digital, dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário de três escolas.
A sessão contou com a colaboração do investigador David Jacinto, que abordou o tema "Ecologia e biodiversidade do litoral rochoso de Portugal continental", e do ilustrador científico Marco Correia, que falou sobre “Desenho de campo como ferramenta de estudo e apoio à ilustração científica”.
No âmbito desta atividade, no dia 3 de fevereiro, realizou-se uma saída de campo à Praia Azul, onde os alunos ficaram a conhecer os valores naturais existentes no litoral e contactaram com a biodiversidade marinha. Os alunos adquiriram conhecimentos para desenvolver trabalhos de ilustração científica, que serão apresentados numa exposição no Centro de Educação Ambiental.
Esta atividade envolve 85 jovens e visa capacitar os alunos para novas técnicas de ilustração e sensibilizar para a importância da ilustração científica na produção e produtividade científica e na eficácia do processo de comunicação de ciência.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, financiado pelo EEA Grants através do aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano, é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral.
Sobre o EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt