Animação e formação para os seniores durante o ano inteiro

03.12.2012

Imagem do encontro de coros séniores

Muita animação, mas também cultura e formação é o que proporciona agora durante todo o ano aos seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval a Festa Sénior que teve em 2012 a sua quinta edição, num novo formato (precisamente com um período temporal mais alargado).

4.835 participações foram contabilizadas nas ações do seu programa, que decorreram entre os meses de fevereiro e novembro, sendo de destacar das mesmas algumas que tiveram lugar no concelho: o Baile Tradição do Carnaval de Torres, no Pavilhão Multiusos; a participação na comemoração do Dia Mundial da Poesia, no Teatro-Cine; as visitas guiadas a exposições do Museu Municipal, da Fábrica das Histórias e da Paços – Galeria Municipal; a “Viagem pela História do Lar de S. José”, nesse espaço; a participação na Feira da Saúde, no Pavilhão Multiusos; a Tarde de Comemoração da Primavera, na sede da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras; os espetáculos proporcionados no Teatro-Cine; os workshops formativos; o I Congresso de Envelhecimento Ativo (em que foram apresentados os resultados do Diagnóstico Social da população idosa do concelho, um dos projetos previstos no Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras), no Edifício dos Paços do Concelho; o IV Encontro de Coros Seniores Notas d’ Outono, no Salão Paroquial/Casa da Cultura da Ponte do Rol; e a Festa Final do evento, no Pavilhão Multiusos (em que se proporcionou animação musical, uma quermesse, oficinas, um desfile de fatos confecionados com materiais reutilizados e uma mostra e venda de trabalhos executados por seniores).

De realçar, no âmbito desta edição da Festa Sénior, a realização em instituições de apoio a idosos de 48 sessões referentes a 7 ateliês.

O evento resultou de uma parceria estabelecida entre municípios e instituições particulares de solidariedade social (dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval), tendo contado com a colaboração do centro hospitalar e do centro de saúde de Torres Vedras, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas