Apresentação do livro "Torres Vedras no Reinado de Filipe II: Crime, Castigo e Perdão"

04.02.2009

A criminalidade em Torres Vedras e no seu termo entre 1581 e 1598 é a temática central do livro "Torres Vedras no Reinado de Filipe II: Crime, Castigo e Perdão", da autoria de Paulo Drumond Braga, que é a 14.ª publicação da colecção "Linhas de Torres". A sessão de lançamento deste livro realizou-se no dia 3 de Fevereiro, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho, no âmbito do programa comemorativo do 30.º aniversário da elevação de Torres Vedras a Cidade.

Para a elaboração deste trabalho o seu autor consultou 201 cartas de perdão com as quais aquele monarca agraciou 232 moradores de Torres Vedras e do então seu termo. Esta investigação revela uma vila e um termo de Torres Vedras extremamente violentos no final do século XVI, o que era normal face aos padrões da época. Anote-se ainda que vários perdões concedidos pelo espanhol Filipe II naquelas cartas reflectem o apoio dado por alguns torrienses a D. António, prior do Crato, aquando de uma das suas tentativas para recuperar o trono português e a independência nacional (em 1589).

"Torres Vedras no Reinado de Filipe II: Crime, Castigo e Perdão" é uma co-edição da câmara municipal e da Colibri.
Publicado: 22.04.2013 - 18:20 horas