Apresentação do Plano Municipal de Segurança Rodoviária

12.08.2013

Ação de Sensibilização da equipa «100% Cool» junto aos jovens

O Plano Municipal de Segurança Rodoviária de Torres Vedras foi apresentado na passada sexta-feira, 9 de agosto, numa sessão que contou com a presença de representantes das diversas forças de segurança, do Serviço Municipal de Proteção Civil, autarcas, do Comandante Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Carlos Mata, e do Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Jorge Jacob.

Nesta sessão salientou-se a importância do desenvolvimento deste tipo de documentos que se assumem como um instrumento à disposição dos vários intervenientes ligados à sinistralidade rodoviária, na medida em que possibilita o conhecimento da realidade do Concelho de Torres Vedras, em termos de sinistralidade, permitindo uma análise das problemáticas e a consequente resolução das mesmas. Desenvolvido no âmbito da adesão do Município de Torres Vedras à Carta Europeia de Segurança Rodoviária e integrado na Estratégia de Segurança Rodoviária 2008-2015, o objetivo deste Plano é a redução do número de vítimas mortais, até 50 %, no Concelho de Torres Vedras, até ao ano de 2015. Para tal foram analisadas as condições de ocorrência de sinistros no concelho, estipulados os “pontos negros” e definidas 30 ações-chave para o alcance efetivo do objetivo estipulado.

A partir das 22h00 decorreu uma ação de sensibilização junto dos estabelecimentos de diversão noturna, no centro de Santa Cruz, que contou com equipas “100% Cool”, da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE). No centro de Santa Cruz foi ainda possível experimentar um simulador de capotamento, realizar testes de alcoolémia disponibilizados pela GNR e visualizar vídeos alusivos à segurança rodoviária.

A partir das 24h00 teve lugar uma operação de fiscalização na qual foram realizados 182 testes de alcoolémia e onde os condutores com uma taxa de alcoolémia de 0,0 g/l receberam vouchers para tocar por brindes.

Última atualização: 12.08.2013 - 12:15 horas