Areias das praias do concelho continuam a apresentar boa qualidade

18.10.2013

Durante o verão realizaram-se análises nas praias Azul, de Santa Cruz – Centro, do Navio e de Santa Rita – Norte para aferir a qualidade microbiológica das respetivas areias.

Essas análises realizaram-se nos dias 25 de junho, 30 de julho e 28 de agosto no âmbito de um projeto de monitorização da qualidade das areias das zonas balneares do concelho levado a cabo pela Câmara Municipal desde 2006.

Verificou-se que as areias daquelas praias, relativamente a elementos poluentes, apresentavam valores abaixo dos limites propostos, de acordo com os relatórios da entidade que realizou as análises - a Agência Portuguesa do Ambiente.

As conclusões gerais do referido projeto destacam como fatores que influenciam positivamente a qualidade das areias das zonas balneares do concelho durante o verão: a recolha frequente do lixo abandonado na areia; a colocação de recipientes de lixo adequados à dimensão das praias e espaços adjacentes; a remoção mecânica diária de lixos, revolvendo o areal, arejando-o e renovando a exposição da areia aos raios UV; a identificação e tratamento de fontes de contaminação adjacentes às praias; e a monitorização regular.

Resultados do projeto de monitorização da qualidade das areias das zonas balneares do concelho podem ser consultados pelo link: http://www.cm-tvedras.pt/ambiente/recursos-naturais/mar-e-zona-costeira/

Última atualização: 21.10.2013 - 17:43 horas