Atividade do CLAII tem prosseguido com um interessante conjunto de iniciativas

29.05.2012

Para além da sua atividade normal, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) tem estado a desenvolver um interessante conjunto de iniciativas para a comunidade imigrante local.

Nesse âmbito, em parceria com a Fábrica das Histórias, este serviço municipal desenvolveu um projeto denominado "Um Tempo chamado Eu", que consistiu na abordagem a histórias de vida de imigrantes residentes no concelho mediante trabalhos de expressão plástica que foram realizados em ateliês. Cidadãos oriundos do Brasil, Moldávia, Rússia, S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau participaram neste projeto cujos trabalhos foram apresentados no dia 26 de maio, no decorrer da Festa das Histórias de Vida, que teve lugar na Casa Jaime Umbelino, e com a qual se pretendeu assinalar o Dia Internacional das Histórias de Vida. De referir que esses trabalhos continuam patentes neste local.

Recorde-se que no ano transato o CLAII desenvolvera em parceria com o seu congénere da Lourinhã o projeto Contos de tantos Cantos, que se baseou na recolha de contos tradicionais de diversos pontos do planeta junto das respetivas comunidades imigrantes, os quais foram posteriormente ilustrados.

Saliente-se também da atividade do CLAII a organização de um curso de empreendedorismo para imigrantes; a oferta de apoio jurídico aos mesmos; e a sua descentralização, já que passa a funcionar também na sede da Junta da Freguesia de A dos Cunhados, na primeira quinta-feira de cada mês.

De realçar ainda que o número de atendimentos neste centro tem registado uma tendência crescente (323 em 2008, 991 em 2009, 1723 em 2010 e 2019 em 2011).

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas