Atividade em Villenave d’ Ornon celebrou 30 anos de geminação

26.06.2023

Imagem de intervenção de Rosália Duarte

No âmbito das celebrações do 30.º aniversário da geminação entre as cidades de Torres Vedras e Villenave d’Ornon, uma comitiva torriense deslocou-se de 15 a 19 de junho a esta cidade francesa.

Tratou-se do segundo momento de celebração daquele aniversário relativo a três décadas de amizade e intercâmbio entre duas cidades unidas pela tradição vitivinícola dos respetivos concelhos.

É de realçar a importância da continuidade de projetos como o de geminação que une Torres Vedras a Villenave d’ Ornon, uma vez que, promovem não somente a cooperação institucional entre administrações públicas de países diferentes, mas ainda, a compreensão mútua entre diferentes culturas. Fundamentalmente, os projetos de geminação de cidades representam compromissos claros de democracia colaborativa e participação cívica, princípios basilares do Município de Torres Vedras.

Da comitiva torriense que participou na recente atividade de geminação realizada em Villenave d’ Ornon, sublinhe-se as presenças da vereadora do Ambiente e Sustentabilidade, Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal, Dulcineia Ramos, do antigo presidente da Câmara Municipal, José Augusto de Carvalho (que deu início ao processo de geminação entre as duas referidas cidades), e de elementos da direção da Associação de Intercâmbio Municipal (ASSIM).

O ponto alto dessa atividade foi o jantar comemorativo realizado no dia 17 de junho, o qual foi abrilhantado por atuações do coro Cant’Arte e do Chorale du Lac. Nesse jantar usaram da palavra Patrick Pujol (antigo presidente da Câmara Municipal de Villenave d’ Ornon) e Rosália Duarte (presidente da ASSIM), que nas suas intervenções recordaram as numerosas atividades que se têm realizado no âmbito da geminação cujo 30.º aniversário estava a ser celebrado (em áreas como a cultural, a educativa, a musical e a desportiva). Segundo palavras proferidas por Patrick Pujol na ocasião, a geminação que une Torres Vedras a Villenave d’ Ornon é inclusivamente um exemplo no panorama europeu. “Estamos decididos a continuar esta maravilhosa aventura humana”, afirmou no seu discurso.

De referir ainda que no âmbito da atividade a comitiva torriense foi presenteada com uma visita a Bordéus em comboio turístico.

Última atualização: 27.06.2023 - 11:38 horas