Atividades do serviço educativo da Galeria Municipal prosseguem

18.05.2012

Imagem da atividade "Paços na Escola"

A paisagem é este ano letivo o enfoque central do projeto do serviço educativo da Paços – Galeria Municipal.

Assim, na atividade Paços na Escola, em que as técnicas deste serviço educativo se deslocam a estabelecimentos de ensino para darem a conhecer junto de alunos do 1.º ciclo do ensino básico uma temática específica na área da arte, estão a ser abordadas desde as paisagens do romantismo de Turner às impressionistas de Claude Monet, passando pelas expressionistas de Vincent Van Gogh e as surrealistas de René Magritte, até à arte feita diretamente na paisagem por alguns artistas da chamada “Land Art”. Após uma explicação da monitora sobre a referida temática a mesma é posteriormente analisada e explorada por meio de um jogo. No final, é ainda proposto à turma a construção de uma instalação alusiva à Arte Terra no recreio da sua escola.

A temática da paisagem está também a ser abordada em outras atividades do serviço educativo da Galeria Municipal.

Recorde-se que no ano letivo transato a temática central deste serviço educativo foi a obra de Lourdes de Castro, tendo os trabalhos produzidos nesse âmbito estado recentemente patentes naquela galeria onde foi inclusivamente exibido no decorrer dessa exposição um documentário sobre esta artista. As obras de Picasso, Amadeu de Sousa Cardoso, Miró, Paula Rego e Almada Negreiros tinham sido as temáticas centrais das atividades do mencionado serviço nos anos letivos anteriores, abordadas de forma mais específica na Paços na Escola.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas