Banco Local de Voluntariado em Torres Vedras conta com mais de 100 voluntários ativos

05.12.2023

banco voluntariado local

O Município de Torres Vedras cria e promove um conjunto de projetos que, em estreita colaboração com associações e entidades locais, oferecem oportunidades de voluntariado para os cidadãos que desejam contribuir de forma solidária e disponível para a sua comunidade. Fá-lo através do Banco Local de Voluntariado (BLV), que trabalha em parceria com os projetos “Faz Parte”, “Festival Novas Invasões” e o “55+ Programa de Voluntariado Sénior”, promovendo o encontro entre os que querem ser voluntários e as entidades promotoras de voluntariado, que se encontram interessadas em recebê-los e coordenar o exercício da sua atividade.

O projeto “Faz Parte” destina-se a jovens residentes no concelho de Torres Vedras, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos. Cada jovem poderá ter uma experiência máxima de 2 semanas, durante o mês de agosto, desenvolvida em entidades promotoras de voluntariado no Concelho.

O “Festival Novas Invasões” realiza-se a cada dois anos, no final de agosto e início de setembro. A ação de voluntariado no Festival destina-se a jovens com idade igual ou superior a 16 anos que pretendem colaborar na organização das atividades dinamizadas. É o projeto com a maior adesão por parte deste grupo etário.

O “55+ Programa de Voluntariado Sénior” oferece bolsas de voluntariado dirigidas a residentes no concelho de Torres Vedras com idade igual ou superior a 55 anos. Através deste projeto, os voluntários poderão participar até três meses nas áreas social, ambiental, cultural e desportiva.

O BLV tem, atualmente, mais de 100 voluntários ativos, estando 10 integrados em diferentes instituições parceiras do concelho. Os voluntários jovens são mais de 50, e demonstram preferência pela área social, seguindo-se a cultura, o associativismo e o ambiente.

As instituições que mais recentemente acolheram voluntários nos diversos projetos foram:

Lar de S. José – Serviço de Apoio Domiciliário

Município de Torres Vedras (Projeto Trampolim, CLAIM, PMIM – Plano Migrantes, Arquivo Municipal, Divisão de Ambiente e Sustentabilidade)

A Bolha - Teatro com Marionetas

ASAS Ventosa

Associação 4 Corações

Associação APTEA

Centro Comunitário de Torres Vedras - CAT Renascer

Centro Social de São José (Arneiros)

Entidades promotoras de voluntariado:

Fundação Lar de São Francisco

ESTUFA - Plataforma Cultural

IPA -Associação para a Promoção da Igualdade

Junta de Freguesia da Silveira

Junta de Freguesia de S. Pedro da Cadeira

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras - Centro de Dia Joaquim Mendes

O Dia Internacional do Voluntário celebra-se anualmente no dia 5 de dezembro. Em 2022, a Organização da Nações Unidas referiu que “o seu objetivo é enaltecer o esforço dos voluntários, salientando os valores de entreajuda e sentido de comunidade, bem como promover a participação em programas de voluntariado.”

Publicado: 05.12.2023 - 12:34 horas