Câmara Municipal aprovou projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos

16.10.2020

Imagem 3D do projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos.

O projeto de requalificação da Praça Machado dos Santos, em Torres Vedras, foi aprovado pela Câmara Municipal na reunião da passada terça-feira, 13 de outubro. O projeto resulta de um processo que contou com a participação e o envolvimento da população, contemplando vários contributos recolhidos na sessão participativa que decorreu em janeiro de 2019.

O projeto contempla duas faixas de pavimento em pedra calcária que irão ligar o cimo da Travessa José Eduardo César e da Travessa de Santiago à zona poente da Praça, onde se irão encontrar com uma área pavimentada com o mesmo tipo de pedra. Trata-se de um percurso suave, acessível e confortável para cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros meios.

Sublinhe-se, ainda, que todo o pavimento da Praça será requalificado e as infraestruturas, como a iluminação, serão melhoradas. Os cabos aéreos serão removidos, contribuindo para a melhoria da imagem urbana da Praça e da sua envolvente.

A área central continuará livre de qualquer obstáculo, o que permitirá uma utilização flexível como a realização de eventos e atividades lúdicas. Esta área poderá vir a apresentar mobiliário urbano amovível, como chapéus-de-sol, cadeiras e mesas.

Com esta intervenção, a Praça Machado dos Santos passará a contar com cinco novas árvores, divididas entre as duas zonas de estadia localizadas nos extremos a nascente e poente. O lado nascente terá uma plataforma (limitada por um banco em pedra) e uma zona de estadia em pedra calcária que poderá acolher mobiliário urbano. Aqui serão plantadas duas árvores da espécie Melia azedarach, com um porte médio adequado à escala da Praça e de folha caduca, permitindo ter sombra no verão e mais sol no inverno.

A zona no lado poente contará com espaços de estadia, lazer e recreio para crianças, assim como árvores de floração rosada e outros elementos verdes que irão criar sombra e melhorar o conforto bioclimático do espaço.

Publicado: 16.10.2020 - 17:49 horas