Câmara Municipal assinalou o encerramento da época balnear no Concelho

19.09.2023

O Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras, em Porto Novo, foi o local escolhido para a sessão de encerramento da época balnear no concelho de Torres Vedras, que decorreu no passado domingo, 17 de setembro.

Durante a época balnear deste ano, o projeto “Praia Segura”, criado em 2009, assegurou o patrulhamento dos 20 km de costa do Concelho, através de uma equipa de dois nadadores-salvadores e um veículo equipado para a prestação de assistência a banhistas (salvamento em meio aquático e prestação de primeiros socorros).

Entre 17 de junho e 17 de setembro, a equipa do “Praia Segura” esteve no terreno 930 horas e percorreu 7.143 km, intervindo em 34 ocorrências. A maioria das situações consistiu na prestação de primeiros socorros (23), seguindo-se os acidentes aquáticos (5), o salvamento ou recolha de animais (3), o socorro a náufragos (2) e a apoio a resgaste em arriba (1).

No âmbito do “Praia Segura”, foi também implementado o projeto de cariz voluntário “Alerta | Parapente”, que consiste na prevenção e alerta para situações de perigo nas praias e zonas costeiras por parte de praticantes de parapente e paramotor. Foram realizados 127 voos (14 deles em paramotor) que resultaram em algumas intervenções, nomeadamente: avisos a caminheiros, desportistas e banhistas para situações de perigo e prestação de informações a pessoas que estavam a percorrer trilhos junto às arribas.

Na sessão de encerramento, foi atribuído o Prémio Cidadania (oferta da Paixão Seguros) a Lucília Maria Miranda Lopes, enfermeira no Hospital de Torres Vedras, que se encontrava em lazer na Praia Formosa e procedeu ao salvamento de uma banhista, vítima de uma doença súbita no mar, tendo ainda iniciado as manobras de suporte básico de vida, que se tornaram vitais para a recuperação total da vítima. Recorde-se que este prémio visa distinguir uma ação ou comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dos utilizadores das praias do Concelho.

Na ocasião, foram, também, entregues os diplomas de agradecimento aos nadadores-salvadores e pilotos de parapente que estiveram em funções esta época balnear.

Em 2023, o projeto “Praia Segura” contou com o apoio das seguintes entidades: Astara Portugal – Isuzu D-Max, Transportes Paulo Duarte, Kontraproduções, Fidelidade Seguros, Paixão Seguros, Extincêndios, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Capitanias do Porto de Peniche e Cascais, Guarda Nacional Republicana, Paravoar – Associação de Parapente, concessionários de praia e um conjunto de restaurantes de praias do Concelho (Promar Eco Beach & Spa Hotel, Navio Restaurante, Pisão Beach Club, Plaj Beach House, Búzios Good Times, Concha Beach Bar, Bronzear Beach Bar & Restaurant, Esplanada A Formosa, Varandinha Bar, Acqua Beach Bar, Vela d'Ouro Restaurante, Pizzaria Mamma Mia, Restaurante La Fontana, Santa.Come, Hotel Restaurante Praia Azul e Clube Naval Praia da Assenta).

Última atualização: 19.09.2023 - 16:09 horas