Câmara Municipal reconhecida pela promoção da saúde e segurança no local de trabalho

08.04.2022

A Ordem dos Psicólogos Portugueses reconheceu a Câmara Municipal de Torres Vedras com uma menção honrosa, na categoria Grandes Organizações, no âmbito do prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis 2022. A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, esteve presente na entrega de prémios, que decorreu no dia 6 de abril, em Lisboa.

O prémio Healthy Workplaces - Locais de Trabalho Saudáveis 2022 é atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o objetivo de reconhecer as organizações portuguesas com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho. A edição deste ano recebeu 85 candidaturas.

A Câmara Municipal de Torres Vedras obteve uma pontuação de 33,2, numa pontuação máxima possível de 40,8. Das boas práticas implementas pela autarquia destacam-se o serviço de Psicologia do trabalho, que tem alocado um psicólogo para acompanhamento dos trabalhadores; e o serviço de Saúde ocupacional que, para além dos exames de admissão, periódicos e ocupacionais, promove um conjunto de iniciativas com vista à promoção da saúde dos trabalhadores, nomeadamente ações de sensibilização, vacinação e visitas aos locais de trabalho.

A estes serviços acrescem outras medidas, designadamente planos de prevenção e intervenção nos riscos psicossociais, testagem a trabalhadores no âmbito da COVID-19 e a criação do regulamento interno de prevenção e controlo do consumo de álcool e de outras substâncias psicoativas.

Este prémio é um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses para o incentivo e a divulgação das melhores orientações e práticas no que diz respeito à saúde ocupacional. Enquadra-se no âmbito de uma parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA).

Última atualização: 08.04.2022 - 14:50 horas