Campanha de escavações arqueológicas no Castro do Zambujal

01.10.2004

Durante os meses de Agosto e Setembro foi levada a cabo uma nova campanha de escavações no Castro do Zambujal.
Os trabalhos foram coordenados pelo arqueológo Michael Kunst do Instituto Arqueológico Alemão (Secção de Madrid) e contaram com a participação de 25 estudantes oriundos de Portugal, Espanha e Alemanha.
Esta campanha para além de ter dado continuidade às escavações que têm vindo a ser realizadas no conjunto fortificado existente, pretenderam, também, obter dados mais precisos acerca da cronologia do Castro, através da recolha de materiais orgânicos encontrados no local.
De realçar que visitaram estas escavações Edward Sangmeister e Hermanfrid Schubart, os dois primeiros arqueológos do Instituto Arqueológico Alemão a participarem nos trabalhos realizados no Zambujal.
Recorde-se que o Castro do Zambujal foi descoberto em 1936 por Leonel Trindade e declarado monumento nacional em 1946 pelo Governo português. Nos anos 50 foram feitas as primeiras grandes escavações, orientadas por aquele arqueológo torriense em conjunto com Afonso do Paço e Aurélio Ricardo Belo, as quais tiveram continuidade a partir de 1964 sob a direcção dos investigadores do Instituto Arqueológico Alemão.
A Câmara Municipal pretende, em parceria com o IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), vir a criar naquele espaço um Centro Interpretativo, de forma a dinamiza-lo cultural e turisticamente.

Última atualização: 03.09.2014 - 19:46 horas